Reitoria divulga nota e decreta luto oficial por três dias pelos 500 mil mortos pela Covid-19

Autoria
Ilustração

Não é apenas um número

Um ano e três meses após confirmar o primeiro caso de Covid-19 em território nacional, o Brasil atinge a marca de 500 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Não é apenas um número. São vidas, nomes, histórias e sonhos bruscamente interrompidos; é o Brasil perdendo um pouco de si mesmo. A Unicamp, entristecida e inconformada, solidariza-se com todas as pessoas que sofrem em consequência dessas perdas e homenageia todas as vítimas, decretando luto oficial por três dias.

Desde o início da pandemia, a Unicamp assumiu um posicionamento proativo em diversas frentes, que vão do desenvolvimento de pesquisas para conter o avanço da doença até a assistência direta à população por meio de seu complexo hospitalar. Além do diagnóstico e tratamento da Covid-19, a Unicamp inseriu-se ativamente no sistema estadual de regulação, desdobrando-se na ampliação do seu número de leitos e mobilizando um grande contingente de profissionais da saúde, que seguem atuando na linha de frente para salvar vidas, muitas vezes com prejuízos para a própria saúde.

Não obstante os esforços empreendidos por parte de todos os profissionais da comunidade acadêmica, a situação sanitária do país ainda é extremamente preocupante. Enquanto instituição pública comprometida com o ensino, pesquisa, extensão e assistência, a Unicamp reitera o seu posicionamento, já manifestado em muitas ocasiões: a perda de milhares de vidas não pode ser banalizada; é necessário um plano nacional integrado de combate à pandemia. Omissão, negacionismo científico, descompromisso com a verdade e uso político de uma situação tão grave dão a esse cenário contornos que vão muito além de mera fatalidade. Quinhentos mil não é apenas um número.

Em respeito às milhares de famílias enlutadas, a Unicamp seguirá colaborando com as autoridades e com a população no enfrentamento da pandemia. Mais do que retórica, trata-se de uma escolha: defender a vida.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 20 de junho de 2021.

 

Veja também a nota conjunta da Diretoria Executiva de Direitos Humanos e do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp. Acesse o link.
 

Leia a portaria que decreta luto oficial de três dias neste link.

Imagem de capa
500 mil mortes causadas pelo novo coronavírus | Arte: Alex Matos

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”