Vacinados, alunos do 3º ano do curso de Medicina retornam às atividades práticas

Nesta semana, estudantes do terceiro ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp retornaram às atividades práticas após terem sido vacinados contra a Covid-19, há cerca de 15 dias. Há mais de um ano, escolas médicas de todo o Brasil têm enfrentado o desafio de continuar a formar profissionais de excelência no contexto de enfrentamento da pandemia, cujo distanciamento social é um dos principais recursos utilizados para conter a circulação do vírus.

“Para que possamos seguir formando médicos durante a pandemia, é importante garantir que todos os alunos sejam vacinados. O curso de Medicina tem grande carga horária de prática clinica insubstituível para a formação do médico, sobretudo nos últimos anos do curso. Nesse período de pandemia, conseguimos manter as atividades do Internato quase que integralmente, quando ainda não havia a disponibilidade de vacina”, disse a coordenadora do curso de Medicina da FCM, Joana Fróes Bragança Bastos.

Com a chegada das vacinas ao Brasil, no início desse ano, e a reserva de doses para a Unicamp, Joana conta que a FCM conseguiu dar início ao processo de vacinação dos estudantes de Medicina e Fonoaudiologia. Quase a totalidade dos alunos já foi vacinada pelo menos com a primeira dose. Além dos graduandos, a faculdade também tem a expectativa de muito em breve, também ter vacinados os professores e os profissionais de outras áreas de atuação, além de médicos e enfermeiros, que também constam nos currículos dos cursos e são essenciais à formação dos profissionais médicos e fonoaudiólogos.

Leia matéria na íntegra publicada no site da FCM Unicamp.