Estudantes se mobilizam em iniciativas solidárias

Autoria

Estudantes da Unicamp estão se organizando em iniciativas solidárias voltadas para atender demandas sociais em tempos de pandemia. As ações vão desde a arrecadação de recursos para compra de cobertores até aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde do Hospital de Clínicas (HC). As campanhas foram idealizadas pelos próprios alunos com o objetivo de unir forças e conseguir amenizar as necessidades de parcela da sociedade.

EPIs para o HC

Desde o dia 30 de maio, alunos da Engenharia Química se uniram no propósito de angariar, no mínimo, R$ 5 mil reais para compra de luvas, máscaras, aventais e gorros para o HC. A campanha se encerra na próxima semana, dia 13 de junho. As doações podem ser feitas a partir do preenchimento de um formulário e toda quantia arrecadada será direcionada para o projeto “Amigos do HC”. As entidades participantes da Engenharia Química são: Associação Atlética Acadêmica (AAA), Empresa Júnior de Engenharia Química (Propeq), Programa de Educação e Tutoria (PET), Centro Acadêmico (Cafeq) e Semana Acadêmica de Engenharia Quimica (SEQ). Por meio de posts em redes sociais, roda de conversa e divulgação em veículos de comunicação os estudantes pretendem alcançar a meta estabelecida em duas semanas.

Cobertores

A Liga das Atléticas da Unicamp (LAU) e Associação Atlética do Instituto de Artes se uniram para promover a campanha “Atléticas da Unicamp por um inverno mais quentinho”. A expectativa é adquirir 350 cobertores para serem distribuídos para as entidades Bem da Madrugada (Campinas), Juntos para o bem (Limeira) e Projeto HUG (Piracicaba). Todos os anos os alunos realizam a campanha com a arrecadação de cobertores, mas este ano em virtude da pandemia a organização optou por arrecadar os valores em dinheiro. Cada cobertor será comprado ao preço de R$ 19,90 e não há valor mínimo ou máximo para contribuição. Dúvidas, esclarecimentos e conta para contribuição, entrar em contato com Roberto pelo telefone (19) 999474758 ou e-mail atletica.ia@gmail.com.

##

Desafio da Balança

A Associação Acadêmica Atlética Adolfo Lutz (AAAAL) @aaaalmedunicamp organizou uma campanha de arrecadação de roupas de inverno que alia prática de atividade física e perda de peso à ação de solidariedade. Perdeu peso e não sabe o que fazer com aquela roupa que não veste mais? Doe para quem mais precisa!

As doações serão destinadas às ONGs @esperançasemlimites e @anjosdanoite.ong, localizadas em Campinas e São Paulo

Como doar: basta deixar a doação na caixa devidamente identificada pela AAAAL, na recepção do prédio FCM 01 (Cidade Universitária Zeferino Vaz, Rua Albert Sabin, s/n, Campinas, SP)

Cestas básicas para a Vila Paula

Estudantes extensionistas de graduação e pós-graduação da FCM, Faculdade de Enfermagem (FENF), Instituto de Artes (IA) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH) da Unicamp abriram a segunda vakinha virtual para a arrecadação de recursos financeiros destinados à compra de cestas básicas para os moradores da ocupação Vila Paula, em Campinas. A primeira vakinha arrecadou o montante de 23 mil reais, possibilitando a compra e a distribuição de 380 cestas.

Como doar: As contribuições podem ser realizadas através do link.

Agradecimento aos profissionais da limpeza!

Por iniciativa voluntária, a funcionária do Departamento de Medicina Translacional da FCM, Daniela de Mello Rios Machado, organizou uma vakinha virtual para receber a doação de recursos financeiros a serem destinados para ações de auxílio aos profissionais da limpeza, que nos últimos meses têm sido fundamentais no combate à pandemia de Covid-19. “Os colaboradores e colaboradoras da equipe de limpeza não pararam um dia sequer durante essa pandemia, e estão diariamente fazendo seu trabalho, com dedicação e muito cuidado”, afirmou.

Como doar: As contribuições podem ser realizadas através do link

Saúde da Rua Campinas!

A Superliga Brasileira de Neurologia e Neurocirurgia, formada por 19 ligas acadêmicas de abrangência nacional, está arrecadando recursos financeiros destinados ao projeto “Saúde da Rua Campinas”, que leva atendimento básico de saúde à população em situação de grande vulnerabilidade social. Mais informações @superliganeuro

Imagem de capa