Candidatos de todo o país têm até o dia 15 de junho para pedir isenção total da taxa do Vestibular Unicamp 2022

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está recebendo solicitações de isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2022, até o próximo dia 15 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O edital com todos os detalhes está disponível na página da Comvest. As isenções são oferecidas em três modalidades: 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio); 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental). Os pré-requisitos para receber a isenção são: já ter concluído ou concluir em 2021 o ensino médio e, somente no caso da modalidade 1, ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

Desde o ano passado, considerando o contexto da pandemia de Covid-19, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção. Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir junto às escolas o Histórico Escolar, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir um documento a partir do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são/foram estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo disponível no Edital. Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal (do candidato(a), pai, mãe ou responsável), para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.

Os candidatos que optarem pela declaração deverão, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2022 ou no Enem-Unicamp 2022, anexar o documento oficial exigido (Histórico Escolar ou Declaração da Escola).

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2022 e no Enem-Unicamp 2022. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2022 já foi divulgado e as inscrições terão início no dia 2 de agosto de 2021 e deverão ser feitas até dia 8 de setembro. O valor da taxa de inscrição será de 180,00 e poderá ser pago até o dia 10 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 7 de novembro de 2021.

Calendário das modalidades de ingresso

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando as datas de inscrição das diferentes modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp para 2022. Além do Vestibular Unicamp 2022, cujas inscrições serão feitas entre os dias 2 de agosto e 8 de setembro, haverá editais específicos para outras formas de ingresso, como a modalidade Enem-Unicamp, a modalidade Vagas Olímpicas e as Vagas Remanescentes. Os respectivos editais, com os detalhes de cada processo, serão divulgados em breve, na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. Todas as inscrições serão feitas de maneira eletrônica, também no site da Comissão. As datas das inscrições estão indicadas abaixo.

Ingresso Unicamp 2022

Vagas Remanescentes

Inscrições: 20/9 a 8/10/2021

Modalidade Enem-Unicamp

Inscrições: 3 a 30/11/2021

Vagas Olímpicas

Inscrições: 16/11/2021 a 14/1/2022

* O Vestibular Indígena também será oferecido para ingresso em 2022, mas o calendário ainda não foi definido.

Vestibular Unicamp 2022

A Comvest está divulgando uma alteração na data da segunda fase do Vestibular Unicamp 2022 que havia sido divulgada anteriormente. O ajuste foi feito, após negociação com a Fuvest, para que não coincida com a aplicação das provas da Fundação. Desta maneira, a segunda fase do Vestibular Unicamp passou dos dias 16 e 17 de janeiro para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022. A antecipação da segunda etapa permitirá à Comvest mais tempo para a correção das provas e maior agilidade na divulgação dos resultados. As demais datas do processo da Unicamp estão mantidas: as inscrições serão realizadas entre 2 de agosto e 8 de setembro e a primeira fase será aplicada no dia 7 de novembro. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2022.

Isenções da taxa

A Comvest irá receber os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022, até o próximo dia 15 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). O envio da documentação necessária (descrita no Edital) é feito também pela internet. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho.

Isenção Vestibular Unicamp 2022

Comunidade Interna