Encontro marca aproximação entre Unicamp e Unesp para cooperação estratégica

Autoria

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e a coordenadora geral da universidade, Maria Luiza Moretti, se reuniram nesta quarta-feira (02), em São Paulo, com o reitor da Unesp, Pasqual Barretti, e a vice-reitora, Maysa Furlan, na reitoria da Universidade Estadual Paulista. Durante o encontro, os docentes iniciaram uma aproximação, visando a cooperação estratégica entre as instituições, e analisaram o atual cenário do ensino superior público no País. Também participaram os professores Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Unicamp, e Cesar Martins, chefe de gabinete da Unesp, além de pró-reitores da Unesp.

Meirelles reiterou que a cooperação é a chave para o desenvolvimento das universidades. “Ter esse espírito mais colaborativo é importante para enfrentarmos esse novo período em que temos grandes desafios”, disse. Segundo ele, entre os desafios a serem enfrentados destacam-se a pandemia, a questão ambiental, as carências sociais e as dificuldades educacionais. “São questões que envolvem a colaboração de várias áreas de conhecimento e ter essa parceria permite maior eficiência na aplicação de recursos e soluções mais adequadas para os problemas”, ponderou o reitor da Unicamp.

“Estamos começando a gestão praticamente ao mesmo tempo e a maior parte dos desafios é comum às duas instituções, como a questão da governança, o momento econômico das universidades e o desafio de se fazer uma extensão mais focada para a sociedade”, pontuou o reitor da Unesp. “Cada universidade tem uma coletânea de ações que tem de ser compartilhada e as duas têm muito a trabalhar em conjunto”, completou Barretti.

A coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, sugeriu que o diálogo iniciado nesta quarta-feira se desdobrasse em uma nova conversa, ampliada com a presença também dos pró-reitores da Unicamp. “Esse encontro foi muito importante e gostaria muito que houvesse uma nova reunião, incluindo os nossos pró-reitores, para trocarmos ideias e identificar programas que podemos fazer em colaboração e em quais linhas de projetos podemos trabalhar juntos”, destacou.

“Temos experiências que consolidamos com a vida universitária de cada universidade e agora estamos maduros para fazer este intercâmbio”, acredita a vice-reitora da Unesp, professora Maysa Furlan. Para ela, essa aproximação tem potencial para qualificar a gestão administrativa e as questões acadêmicas das duas instituições. O novo encontro entre as universidades está sendo programado para o segundo semestre.

Imagem de capa
Antonio Meirelles, reitor da Unicamp, Maysa Furlan, vice-reitora da Unesp, Pasqual Barretti, reitor da Unesp e Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp. | Foto: Agência Unesp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”