Pesquisadores elaboram documento encaminhado à CPI da Covid-19

Autoria
Edição de imagem

Um grupo de pesquisadores de diferentes áreas elaborou um material que analisa os principais problemas e desafios do Brasil decorrentes da pandemia da Covid-19. O documento "A tragédia brasileira do coronavírus/covid-19: Uma análise do desgoverno do governo federal, 2020-2021" apresenta dados e detalha informações a respeito da postura adotada por órgãos da administração federal do país que teria contribuído para a escalada da pandemia e para as crises econômica e social. O estudo foi encaminhado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada pelo Senado Federal em 27 de abril, para embasar as discussões realizadas pelos senadores. 

O documento tem a autoria de Claudio Dedecca, economista e professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, juntamente com Ligia Bahia (médica especialista em saúde pública), Jamil Chade (jornalista), José Maurício Domingues (sociólogo), Guilherme Leite Gonçalves (sociólogo do direito), Monica Herz (cientista social), Leva Lavinas (economista), Carlos Ocké-Reis (economista), María Elena Rodríguez Ortiz (advogada e socióloga) e Fabiano Santos (cientista político).

foto mostra o professor claudio dedecca sentado à mesa falando e gesticulando
Docente do Instituto de Economia (IE), Claudio Dedecca integra grupo que elaborou documento encaminhado à CPI (foto: Antoninho Perri)

Organizado em seis eixos, o documento analisa: a resposta política da Presidência da República frente à pandemia no país, observando a postura do presidente Jair Bolsonaro e relação do Executivo com os outros poderes, estados e municípios; a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e poder Judiciário como garantidores do que prevê a Constituição; a resposta dada pelo Legislativo ao criar a CPI; as questões relacionadas ao orçamento federal para o combate à pandemia e para o auxílio de trabalhadores e empresas; e ainda o papel desempenhado pelos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores. 

Segundo Claudio Dedecca, o grupo já mantinha proximidade por conta da vivência acadêmica e vinha discutindo os temas abordados pelo estudo há cerca de dois meses. "A estruturação do documento e sua produção rápida foi estimulada pela CPI. Quando ficou evidente que ela iria ocorrer, nos organizamos para produzi-lo e entregá-lo. Esse é nosso papel como acadêmicos, colocar nosso conhecimento a serviço da sociedade. Nesse momento, a sociedade se manifesta por meio da CPI", explica o professor. 

O documento expõe ainda dados a respeito da redução do orçamento federal para a saúde desde 2014 e da lentidão na liberação de recursos para o combate à pandemia ao longo de 2020. O material ainda avalia como negativas as posturas adotadas pelo Ministério de Relações Exteriores que prejudicaram o contato do país com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a aquisição de insumos para a produção de vacinas contra o coronavírus. 

gráfico mostra a execução orçamentária dos recursos liberados pelo ministério da saúde para gestão da pandemia
Gráfico mostra a execução orçamentária do Ministério da Saúde para gestão da pandemia no país. Os dados mostram que a quantidade de recursos aplicados no combate à covid-19 foi menor do que o valor autorizado (fonte: reprodução)

Além do objetivo de apresentar um panorama da situação brasileira que articula diversas áreas, o documento também foi elaborado para estimular a reflexão sobre os problemas que o país deverá enfrentar mesmo depois que a fase aguda da pandemia estiver superada. "Nesse exato momento, nós já deveríamos estar discutindo questões relativas ao futuro do país, algo que muitos países já estão fazendo. Pelo que acompanhamos dos profissionais de saúde, a vacinação ainda vai levar muito tempo, vamos ter um legado de pessoas com mazelas reais de saúde no pós-pandemia e um desemprego cavalar. Temos um desafio grande para o futuro", analisa Dedecca. 

O documento "A tragédia brasileira do coronavírus/covid-19: Uma análise do desgoverno do governo federal, 2020-2021" está disponível em Português, Inglês e Espanhol. Claudio Dedecca compartilha que o grupo trabalha para que o conteúdo tenha ampla divulgação também entre pesquisadores e instituições de outros países. "Já temos contato com uma instituição alemã que vai fazer a difusão do documento, outra instituição inglesa, e recebemos também um contato questionando a possibilidade de nós o traduzirmos para uma edição francesa", comenta.

Faça download dos arquivos abaixo:
A tragédia brasileira do coronavírus/covid-19: Uma análise do desgoverno do governo federal, 2020-2021 
The tragedy of brazilian coronavirus/covid-19: An analysis of the federal government’s misgovernment, 2020-2021 
La tragedia brasileña del coronavirus/covid-19: Un análisis del desgobierno del gobierno federal, 2020-2021 

Imagem de capa
foto mostra mesa diretora da CPI da covid-19 realizada no senado

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa