Médicos residentes do HC terão treinamento de intubação em manequins de simulação

Médicos residentes que atuam no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp terão sua formação continuada em treinamento de intubação utilizando nove manequins de simulação da marca Laerdal – cinco manequins adultos, três pediátricos e um neonatal. Os manequins foram adquiridos pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e serão usados em comodato com o HC e com o Hospital da Mulher (Caism).

A apresentação e entrega dos manequins aconteceu na manhã dessa quinta-feira (29) na superintendência do HC Unicamp, na presença do superintendente do hospital, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho; do diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy e do coordenador e vice-coordenador da Coreme, Ricardo Mendes Pereira e Thiago Martins Santos, respectivamente.

De acordo com Ricardo Mendes Pereira, o investimento nos manequins vai beneficiar o treinamento de mais de 300 médicos residentes e, também, dos alunos de graduação da FCM. “A simulação realística com o uso de manequins faz parte de novas metodologias de ensino e é um investimento para a formação de nossos médicos residentes e alunos de graduação. Os manequins serão utilizados no treinamento do procedimento de intubação, para melhor capacitação dos profissionais que prestam assistência, por exemplo, aos pacientes com a Covid-19”, reforça Ricardo.

Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, essa ação em conjunto entre Coreme e FCM para aquisição desses simuladores representa uma evolução para o hospital – maior campo de prática de médicos residentes e alunos da Unicamp. “Você pode errar dez vezes no manequim, mas o treinamento num modelo desse nível e qualidade fará com que o procedimento de intubação seja muito mais fácil na hora de executar em um paciente. É uma evolução fantástica”, diz Antonio Gonçalves.

Leia matéria na íntegra e fotos publicados no site do HC da Unicamp.

Leia também: Coreme adquire cabeças de intubação para o treinamento e formação continuada dos médicos residentes