Conselho Universitário homologa indicações para Coordenadoria Geral e Pró-Reitorias da Unicamp

Autoria
Edição de imagem
foto mostra novos pró-reitores na sala do conselho universitário
Da esquerda para direita: Ivan Toro (PRG), Maria Luiza Moretti (CGU), Tom Zé (Reitor), Rachel Meneguello (PRPG), Fernando Santos Coelho (ProEC), João Marcos Romano (PRP) e Fernando Sarti (PRDU) (foto: Antonio Scarpinetti)

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp homologou nesta terça-feira (27) os indicados para ocupar os cargos de coordenadora geral e pró-reitores da Universidade. Os nomes homologados pelo Consu foram: Maria Luiza Moretti (Coordenadoria Geral da Universidade), Fernando Sarti (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário), João Marcos Travassos Romamo (Pró-Reitoria de Pesquisa), Ivan Felizardo Contrera Toro (Pró-Reitoria de Graduação), Fernando Antonio Santos Coelho (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e Rachel Meneguello (Pró-Reitoria de Pós-Graduação). A sessão foi realizada de forma virtual, com participação presencial apenas dos membros da nova gestão. 

Antes da aprovação da lista pelo Consu, o Reitor Antonio José Meirelles, Tom Zé, agradeceu o apoio prestado pelos membros do Conselho e pelos antigos titulares dos cargos pelo trabalho à frente da Unicamp desde 2017 e nesta transição de gestão. "Gostaria de agradecer a toda equipe que compartilhou esses anos de gestão com o professor Marcelo Knobel, a quem também agradeço por todo o processo que tivemos ao longo dessa gestão e na transição de gestões", mencionou Tom Zé. 

Maria Luiza Moretti, nova Coordenadora Geral, destacou a importância do trabalho conjunto dos profissionais da Universidade, postura que tem sido mantida desde os primeiros tempos da Unicamp:  "Hoje, a Universidade está com 55 anos e cada equipe que se sucede aqui é uma equipe nova. Porém, é um grupo que dá continuidade a um trabalho que vem sendo feito desde a fundação da Universidade pelo professor Zeferino Vaz e que, ao longo desses anos, tornou a Unicamp uma das principais do mundo, da América Latina e do Brasil". 

foto mostra maria luiza moretti, coordenadora geral da unicamp, assinando o termo de posse na sala do consu
Maria Luiza Moretti destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos realizados por gestões anteriores à frente da Unicamp (foto: Antonio Scarpinetti)

Os novos titulares dos cargos também expressaram seus agradecimentos e pontuaram seus projetos para as respectivas áreas, salientando o valor do comprometimento com a excelência acadêmica, do estreitamento de laços com a comunidade externa e com a ampliação das políticas de inclusão e de diversidade. 

Ao final da sessão, Tom Zé também apresentou como novos titulares na Chefia de Gabinete da Reitoria os professores Paulo César Montagner (Chefe de Gabinete) e Adriana Nunes Ferreira (Chefe Adjunta de Gabinete), além da nova Procuradora Geral da Universidade, Fernanda Lavras Costallat Silvado. 

Confira o perfil da nova gestão à frente da Unicamp:

Maria Luiza Moretti é médica com residência em Medicina Interna e Infectologia, mestre em Ciências Médicas e doutora em Medicina Interna pela Unicamp. É professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp desde 1980. Luiza foi coordenadora do Internato Médico, da Comissão de Pesquisa e do Escritório de Internacionalização da FCM. Junto ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, foi coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da Seção de Epidemiologia Hospitalar, além de ter sido Diretora Clínica do Hospital. 

Fernando Sarti é economista, mestre e doutor em Economia pela Unicamp. É professor do Instituto de Economia (IE) desde 2002 e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT). Junto ao IE, foi coordenador da Comissão de Pesquisa, chefe do Departamento de Política e História Econômica e diretor da unidade. Além disso, ocupou as diretorias Financeira e Executiva da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), foi membro da diretoria do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies) e diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. 

foto mostra pro-reitores sentados na plateia da sala do conselho universitário
Novos pró-reitores destacaram a importância de estreitar os laços da Unicamp com a comunidade e da ampliação das políticas de inclusão e de diversidade (foto: Antonio Scarpinetti)

João Marcos Travassos Romano é engenheiro elétrico e mestre em Telecomunicações pela Unicamp e doutor em Processamento de Sinais e Automática pela Universidade de Paris XI, na França. É docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) desde 1988, onde coordena o Laboratório de Processamento de Sinais em Comunicações (DSPCom). Na unidade, também foi vice-chefe e chefe do Departamento de Comunicações, coordenador associado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, diretor associado e diretor da FEEC. João Marcos também foi assessor e diretor de parcerias da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp e esteve na presidência da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). 

Ivan Felizardo Contrera Toro é médico, com residência médica em cirurgia geral, mestre e doutor em Cirurgia pela Unicamp. Desde 1987, é professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), unidade onde foi diretor entre 2014 e 2018. Junto ao Hospital das Clínicas (HC), foi Coordenador de Assistência, Diretor de Administração e Superintentente do Hospital. Ivan também foi representante brasileiro da Asociación Latinoamericana y del Caribe de Facultades y Escuelas de Medicina (Alafem) e representante das faculdades de Medicina na Comissão de Ensino Médico no Conselho Federal de Medicina (CFM). 

foto mostra reitor tom zé presidindo o conselho universitário com um telão ao fundo mostrando os participantes online
Sessão do Conselho Universitário ocorreu de forma remota, contando com a participação presencial apenas dos novos pró-reitores (foto: Antonio Scarpinetti)

Fernando Antonio dos Santos Coelho tem graduação em Farmácia Industrial e mestrado em Síntese de Produtos Industriais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Ciências Físicas pela Universidade de Grenoble Alpes, na Suíça. É docente do Instituto de Química da Unicamp desde 1995, onde ocupou a chefia do Departamento de Química Orgânica. Entre os cargos ocupados na gestão da Universidade, foi presidente da Comissão de Gerenciamento Ambiental e vice-presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER). Ele também coordenou as comissões organizadoras de edições dos Congressos de Iniciação Científica da Unicamp e Programas Ciência e Artes nas Férias. 

Rachel Meneguello é graduada em Ciências Sociais, mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Desde 1986, é professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), unidade onde foi diretora associada do Arquivo Edgard Leurenroth, chefe do Departamento de Ciências Políticas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Coordenadora Geral de Pós-Graduação do Instituto. Ela também foi pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), fundadora e pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), onde foi diretora por quatro mandatos. Entre 2014 e 2017, Rachel ocupou o cargo de Pró-Reitora de Pós-Graduação. 

foto mostra fernando Sarti, novo pró-reitor de desenvolvimento universitário
foto mostra Ivan Toro, novo pró-reitor de graduação
foto mostra João Marcos Romano, novo Pró-Reitor de Pesquisa
foto mostra Fernando Santos Coelho, novo Pró-Reitor de Extensão e Cultura
foto mostra Rachel Meneguello, nova Pró-Reitora de Pós-Graduação
foto mostra Paulo César Montagner, novo Chefe de Gabinete da Reitoria
foto mostra Adriana Nunes Ferreira, nova Chefe Adjunta de Gabinete da Reitoria
foto mostra Fernanda Costallat Silvado, nova Procuradora Geral da Unicamp
Imagem de capa
foto mostra composição da nova gestão da unicamp na sala do conselho universitário

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”