Estudo realizado na FEA vence a competição "Minha Pesquisa em 3 Minutos"

Autoria

A doutoranda Williara Queiroz de Oliveira foi a vencedora da competição "Minha Pesquisa em 3 Minutos" organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Em vídeo, Williara apresentou sua pesquisa "Compostos flavonóides de efeito antidiabético", desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), sob orientação da professora Gláucia Pastore. A segunda colocação ficou com Raíssa Antonelli da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e, o terceiro lugar para Gabriela Boscoriol Rasera, também da FEA.

A competição "Minha pesquisa em 3 minutos" teve o objetivo de aprimorar a habilidade de comunicação dos alunos de pós-graduação e contou com 175 inscrições. As comissões de avaliação de cada área avaliaram o material e classificaram dois vídeos por área, o que totalizou 10 finalistas.

Os  vídeos selecionados foram divulgados pelo Youtube, Facebook, Alumni e Instagram da Unicamp Oficial e os 3 premiados foram os que receberam mais curtidas no Youtube_TV Unicamp no período de 23/02/2021 a 01/03/2021.

Vencedores:

1o - Williara Queiroz de Oliveira - "Compostos flavonóides de efeito antidiabético", orientação: Gláucia Pastore

2o - Raíssa Antonelli - "Métodos de remoção de antibióticos da água", orientação: Meuris Gurgel da Silva

3o - Gabriela Boscoriol Rasera - "Atividade antioxidante de grãos de mostarda germinados", orientação: Ruan Janser Soares de Castro

Acesse aos vídeos vencedores.

Acesse à playlist com todos os competidores.

Premiação

Durante a cerimônia de premiação ocorrida na manhã desta quinta-feira (8), a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Nancy Lopes Garcia destacou que o objetivo da competição foi alcançado "Agradeço às equipes pelo empenho em divulgar as pesquisas de alto interesse científico, bem como frisar a qualidade e originalidade dos trabalhos", afirmou.

As três pesquisadoras vencedoras discursaram e foram unânimes em evidenciar a importância de iniciativas como esta para comunicar o que se faz na universidade para a sociedade. Elas lembraram o período de negacionismo pelo qual passa a Ciência e demonstraram um compromisso em continuar o esforço de desenvolver a divulgação científica.

"Lamento pelas vítimas da Covid-19, lamento pela crise da saúde, pela crise da economia, da moral da ética e pela falta de credibilidade injusta pela nossa Ciência e com os nossos cientistas ... entendo que há uma necessidade urgente de nós pesquisadores, além da pesquisa de impacto relacionada à área, também devemos ter a capacidade de se comunicar com a sociedade, o financiador direto do nosso serviço", avaliou a vencedora da competição.

O reitor Marcelo Knobel apontou a diversidade de temas que foram apresentados pelos pós-graduandos. Segundo ele, foi interessante observar uma pequena parte da produção científica da Universidade em uma linguagem acessível para a sociedade. "Mais do que nunca este tipo de iniciativa é importante para formar pessoas que saibam se comunicar bem e apresentar seus trabalhos de uma forma acessível".

Assista à cerimônia de premiação transmitida pelo Canal Imprensa Unicamp:

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”