Instagram para difundir e monitorar hábitos de saúde entre jovens

Como fazer com que os jovens melhorem os hábitos saudáveis de saúde e evitem, por exemplo, o uso de drogas, álcool ou tenham comportamento sexual de risco? Em 2019, surgiu o projeto de iniciação científica chamado de Instagram Educativo. O projeto, inicialmente, era restrito a adolescentes de uma escola estadual de Barão Geraldo, em Campinas, SP. Entretanto, o agravamento da pandemia de Covid-19, em 2020, fez com que o projeto fosse readaptado. O perfil no Instagram, então, passou a ser Jovens Ideias e aberto a qualquer pessoa interessada no assunto.

A primeira publicação foi em julho de 2020. Atualmente, o perfil Jovens Ideias já tem mais de 130 publicações e mais de 490 seguidores. O objetivo permanece o mesmo: a prevenção, por meio da aquisição de conhecimentos e mudanças de hábitos pelos jovens de qualquer idade. Qualquer adolescente pode acompanhar as postagens. Se tiver mais de 18 anos, recebe um convite para responder a um questionário inicial e participar de uma pesquisa. Após seis meses, o participante da pesquisa receberá um questionário final para responder novamente.

“O público-alvo da pesquisa são, principalmente, os adultos jovens, mas qualquer pessoa com 18 anos ou mais poderá responder os questionários. O questionário inicial e o final são comparados para verificar se houve ganho de conhecimento sobre saúde e mudanças de hábitos de vida do participante”, explica Letícia Mansano, aluna do terceiro de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e uma das idealizadoras do projeto.

Redes sociais e Instagram

O uso de redes sociais e seu impacto são um fenômeno recente e tem sido alvo de estudos de diversas áreas do conhecimento em busca da compreensão de sua influência nas diferentes populações. O Instagram é uma das ferramentas mais usadas pelos internautas, principalmente pelos jovens.

“A rede social apresenta grande capacidade da difusão desses conteúdos, visto que são publicados em uma rede social aberta e indivíduos de outras faixas etárias podem participar. A comunicação de alto alcance das mídias sociais nos permite promover saúde e auxiliar na melhora da qualidade de vida do público jovem por meio da divulgação de conhecimentos e informações em saúde”, conclui Letícia.

Sobre o projeto

O Instagram Jovens Ideias faz parte de um grupo de pesquisa chamado Neuroeducation Research Group (NGR), vinculado ao Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (CEPID Brainn) da Unicamp. O projeto é desenvolvido por Letícia Mansano e Paula Maria Bernardes Camargos, alunas do terceiro e quinto anos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, respectivamente. A orientação é do pós-doutorando e orientador de Iniciação Científica, Ricardo Rodrigues Nunes e da professora do Departamento de Pediatria da FCM da Unicamp Lília Freire Rodrigues de Souza Li, coordenadora geral do projeto.

Matéria original publicada no site da Faculdade de Ciências Médicas(FCM)

Instagram para difundir e monitorar hábitos de saúde entre jovens