“Tempo PrA Ciência” é a mais nova animação da Força-Tarefa Unicamp contra Covid19

Amor, humor e informação são os ingredientes de “Tempo PrA Ciência”, nova animação desenvolvida por Wilson Lazaretti, professor do Instituto de Artes do Departamento de Artes Plásticas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP) e fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC), para a “Força-Tarefa – Unicamp contra Covid-19”.

O curta-metragem ilustra, de forma didática e artística, a ação da vacina no nosso organismo e como são produzidos os anticorpos necessários para combater o vírus. “Os desenhos do filme estão no imaginário da população, pois são temas sobre os quais se houve falar todos os dias. Acho que dando uma forma a eles, pela animação, quem sabe contribuímos para aumentar o desejo pela vacina”, comenta Lazaretti. “Quis acrescentar também pequenas doses de humor e falar um pouco de amor, pois sentimos falta da sua prática na vida real neste momento de pandemia”.

O projeto é o segundo curta-metragem desenvolvido por Lazaretti para a “Força-Tarefa – Unicamp contra Covid-19”, que lançou no ano passado “Quando tudo isso passou”, filme realizado em conjunto com oito ex-alunos do animador, estudantes principalmente do curso de Artes Plásticas da Unicamp, e que já tem mais de 100 mil visualizações no canal da TV Unicamp, no Youtube.

Embora tenha feito a animação sozinho, em menos de um mês, Lazaretti contou com a orientação técnica de três professoras da Força Tarefa para que não houvesse nenhum equívoco com relação aos dados científicos. Com narração de Cátia Massoti, direção de arte e montagem de Eliana Ribeiro e trilha sonora de Eduardo Virgilio, o trabalho é uma produção executiva de Maurício Squarisi.

Força Tarefa – Unicamp contra Covid-19

A Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas que coloca a serviço da sociedade sua infraestrutura e todo o recurso humano e financeiro na luta contra um dos maiores males da história da humanidade. Desde o início da pandemia, a Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 trabalha arduamente junto aos governos municipal, estadual e federal para conseguir os recursos necessários para ampliar cada vez mais sua capacidade de atuação. Para saber mais: http://www.ftcovid19.unicamp.br/index.html

Sobre Wilson Lazaretti

Wilson Lazaretti é fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC), entidade que dirige ao lado do também animador, Maurício Squarisi, e que conquistou importante lugar no cenário de animação brasileira. O NCAC já produziu, de forma independente, diversos filmes de animação exibidos em mostras nacionais e internacionais. O Núcleo também realiza oficinas de animação junto a crianças, jovens e adultos por todo o País.

Lazaretti iniciou sua trajetória na animação aos 20 anos de idade, em 1973, ao ser convidado a dar aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP. Fundou, dois anos depois, o NCAC; e há mais de 20 anos, dá aulas no Instituto de Artes do Departamento de Artes Plásticas da Unicamp. O animador também produz materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação desde 1999 e é autor do “Manual do Pequeno Animador”, livro que reflete toda metologia de animação desenvolvida por Lazaretti ao longo da carreira.

Em sua filmografia consta o longa-metragem de animação "História Antes de Uma História", de 2017, finalista no 23º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro (2018) e no 5º Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano (2018), ambos na categoria melhor animação.

Orientação científica: Henrique M. Souza, José Luís Módena e Alessandro Farias

Revisão de texto: Katia Fonseca

Comunicação: Andréa Alves

Narração: Cátia Massoti