Unicamp entrega ampliação do AME em Piracicaba

O Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e o secretário municipal de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, entregaram oficialmente nesta quinta-feira (18-02), a ampliação do Ambulatório Médico de Especialidades de Piracicaba. Sob a coordenação da Unicamp desde 2009, essa foi a maior obra - 459 m2 - desde a inauguração da unidade e possibilitou uma nova recepção ampliada, novos consultórios e uma sala de pequenos procedimentos. O investimento foi de R$ 876.511,24 em parceria com o Estado e a prefeitura de Piracicaba.

O evento, reservado a poucas pessoas, contou com a presença do ex-prefeito de Piracicaba Barjas Negri, do diretor executivo da área da Saúde da Unicamp (DEAS), Manoel Barros Bertolo, da coordenadora médica do AME-Piracicaba Graciela Abrão Sakai, do executor do convênio do AME-Piracicaba, Elinton Chaim e do assessor da DEAS, Luis Cláudio Martins. Após o descerramento da placa, os convidados conheceram as novas instalações.

Marcelo Knobel parabenizou a qualidade das instalações e ressaltou ainda a presença da Unicamp no município através da Faculdade de Odontologia e do Hospital Regional de Piracicaba. "Sabemos da importância desse AME para a região, um dos primeiros que assumimos, e que pode ser dimensionado nos números apresentados pela Dra Graciela: 400 mil atendimentos em 12 anos", destacou Knobel.

A coordenadora médica do AME, explica que a ampliação de 459 m2 só foi possível graças a incorporação do prédio do município em anexo,onde antes era a farmácia de Alto Custo do município. Ela ressalta que a principal demanda era a recepção e o acesso à Unidade. “A antiga era pequena e tinha uma acessibilidade ruim, com escada na entrada. Toda a entrada agora é com uma rampa acessível a todos, inclusive veículos”, conta.

Segundo Graciela, houve uma importante ampliação de assentos na recepção principal chegando a 70, bem como a climatização. “Devido à covid-19, com o espaçamento, estão cerca de 40 disponíveis. Mas existem outros locais com assentos de espera pelo AME, distribuídos na pré-consulta, o que chega a 100 lugares”. A reforma incluiu corredores de espera amplos, consultórios maiores e além de área externa humanizada para espera dos acompanhantes de pacientes.

As quatro salas do centro cirúrgicos foram mantidas, lembra Graciela, mas ambulatório aumentou. “Ampliou-se mais três consultórios, passando para nove. Ao todo, são 14 salas, sendo nove consultórios”, revela. “Ganhou uma sala de atendimento dermatológico, que não tinha e também uma sala de exames oftalmológicos”. Além disso, aumentaram as salas de procedimentos ambulatoriais. “Agora, o paciente por vir ao AME, independente do problema que tem; se for um procedimento pequeno, pode fazer no mesmo dia”.

O AME, que atende a DRS-10 (Diretoria Regional de Saúde), congrega 26 municípios e fica na rua Riachuelo, 1850, no Jardim Elite. A unidade tem um com foco assistencial cirúrgico e realiza por ano uma média de 22 mil consultas médicas e cerca de 5.400 cirurgias. As obras começaram em maio do ano passado e terminaram no início deste mês de fevereiro. Atualmente o AME dispõe de 2.130, 4m².

Imagem de capa

Descerramento da placa de inauguração da ampliação do Ambulatório Médico de Especialidades de Piracicaba
Descerramento da placa de inauguração da ampliação do Ambulatório Médico de Especialidades de Piracicaba