Unicamp entrega ampliação do AME em Piracicaba

Autoria
Edição de imagem

O Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e o secretário municipal de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, entregaram oficialmente nesta quinta-feira (18-02), a ampliação do Ambulatório Médico de Especialidades de Piracicaba. Sob a coordenação da Unicamp desde 2009, essa foi a maior obra - 459 m2 - desde a inauguração da unidade e possibilitou uma nova recepção ampliada, novos consultórios e uma sala de pequenos procedimentos. O investimento foi de R$ 876.511,24 em parceria com o Estado e a prefeitura de Piracicaba.

O evento, reservado a poucas pessoas, contou com a presença do ex-prefeito de Piracicaba Barjas Negri, do diretor executivo da área da Saúde da Unicamp (DEAS), Manoel Barros Bertolo, da coordenadora médica do AME-Piracicaba Graciela Abrão Sakai, do executor do convênio do AME-Piracicaba, Elinton Chaim e do assessor da DEAS, Luis Cláudio Martins. Após o descerramento da placa, os convidados conheceram as novas instalações.

Marcelo Knobel parabenizou a qualidade das instalações e ressaltou ainda a presença da Unicamp no município através da Faculdade de Odontologia e do Hospital Regional de Piracicaba. "Sabemos da importância desse AME para a região, um dos primeiros que assumimos, e que pode ser dimensionado nos números apresentados pela Dra Graciela: 400 mil atendimentos em 12 anos", destacou Knobel.

A coordenadora médica do AME, explica que a ampliação de 459 m2 só foi possível graças a incorporação do prédio do município em anexo,onde antes era a farmácia de Alto Custo do município. Ela ressalta que a principal demanda era a recepção e o acesso à Unidade. “A antiga era pequena e tinha uma acessibilidade ruim, com escada na entrada. Toda a entrada agora é com uma rampa acessível a todos, inclusive veículos”, conta.

Segundo Graciela, houve uma importante ampliação de assentos na recepção principal chegando a 70, bem como a climatização. “Devido à covid-19, com o espaçamento, estão cerca de 40 disponíveis. Mas existem outros locais com assentos de espera pelo AME, distribuídos na pré-consulta, o que chega a 100 lugares”. A reforma incluiu corredores de espera amplos, consultórios maiores e além de área externa humanizada para espera dos acompanhantes de pacientes.

As quatro salas do centro cirúrgicos foram mantidas, lembra Graciela, mas ambulatório aumentou. “Ampliou-se mais três consultórios, passando para nove. Ao todo, são 14 salas, sendo nove consultórios”, revela. “Ganhou uma sala de atendimento dermatológico, que não tinha e também uma sala de exames oftalmológicos”. Além disso, aumentaram as salas de procedimentos ambulatoriais. “Agora, o paciente por vir ao AME, independente do problema que tem; se for um procedimento pequeno, pode fazer no mesmo dia”.

O AME, que atende a DRS-10 (Diretoria Regional de Saúde), congrega 26 municípios e fica na rua Riachuelo, 1850, no Jardim Elite. A unidade tem um com foco assistencial cirúrgico e realiza por ano uma média de 22 mil consultas médicas e cerca de 5.400 cirurgias. As obras começaram em maio do ano passado e terminaram no início deste mês de fevereiro. Atualmente o AME dispõe de 2.130, 4m².

Imagem de capa
Descerramento da placa de inauguração da ampliação do Ambulatório Médico de Especialidades de Piracicaba

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”