Vestibular Unicamp 2021: Comvest aplica segunda fase nos dias 8 e 9 de fevereiro

Autoria

segunda fase do Vestibular Unicamp 2021 será realizada nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro, em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. Estão aprovados para fazer a segunda fase, 15.470 candidatos. No ingresso pelo Vestibular 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp. A Comvest usará 715 salas para aplicar as provas, o que significa mais que dobro do número no ano passado. Para respeitar o distanciamento, serão em média, 20 candidatos por sala.

Os candidatos podem consultar em https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/, o local onde irão fazer a prova da segunda fase. A Comvest preparou um folheto com orientações sobre os protocolos a serem seguidos pelos candidatos, que pode ser acessado em: http://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/protocolos-de-biosseguranca-covid/

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

Locais de prova

A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas que estão sendo divulgados, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade nos casos indicados na tabela abaixo:

CIDADES

Sumaré

Valinhos

Campinas

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura, impressões digitais e/ou identificação facial.

Segunda fase

A segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2021, com duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

Imagem de capa
Vestibular Unicamp 2021

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola