FEQ e FEA lamentam a morte do professor Theo Guenter Kieckbusch

Faleceu no dia de hoje (27) o professor Theo Guenter Kieckbusch, vítima da Covid-19.

O professor Theo Guenter Kieckbusch era professor titular aposentado da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), tendo ingressado na Unicamp em 1968, inicialmente na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e tendo se transferido para a FEQ em 1991, onde permaneceu até a sua aposentadoria aos 70 anos em 2012. Posteriormente, permaneceu como professor colaborador, muito atuante, até 2020.

Professor Theo Guenter Kieckbusch durante entrevista para o Jornal da Unicamp
Professor Theo Guenter Kieckbusch ao lado de sua aluna Mariana Silva durante entrevista para o Jornal da Unicamp, em 2009.

Atuou também, mais recentemente, como professor visitante sênior (bolsista CAPES) da Universidade Federal de Alfenas, ICT, Campus Poços de Caldas, MG. Graduou-se em 1965 em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve seu mestrado em Engenharia Química pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1968 e seu doutorado, também em Engenharia Química, pela University of Califórnia, em Berkeley, em 1977. Atuou na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Produtos e Processos em Biorrecursos.

Suas pesquisas tinham forte natureza experimental e enfocavam a aplicação de princípios de termodinâmica, cinética química e fenômenos de transporte na avaliação e controle de mecanismos atuantes nas transformações físicas, químicas e biológicas em produtos naturais visando desenvolver novos produtos e otimizar parâmetros operacionais em processos de produção. Dentre os principais temas de pesquisa abordados pelo professor Theo destacam-se o desenvolvimento de biofilmes para embalagens ativas, estudos de micro-estruturação de chocolates e confeitos açucarados, aglomeração de pós-alimentícios, extração de princípios ativos e esterilização de materiais implantáveis por tecnologias empregando fluidos supercríticos e a conservação de atributos nutracêuticos ao longo do processamento e armazenamento de produtos vegetais.

Durante a sua carreira na Unicamp, o professor Theo ocupou vários cargos relevantes nas duas unidades a que esteve vinculado. Na FEA, foi chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos por duas vezes, coordenador de Curso de Pós-graduação da FEA, Diretor associado e posteriormente Diretor da FEA. Na FEQ, o professor Theo foi coordenador de curso de Pós-graduação da FEQ e chefe do então Departamento de Termofluidodinâmica da FEQ.

Na qualidade de professor e pesquisador, o professor Theo destacou-se por sua competência exemplar e pela qualidade das suas pesquisas, formando gerações de pesquisadores na área de transferência de massa. Inúmeros docentes, pesquisadores e outros profissionais de Engenharia Química e da Engenharia de Alimentos tiveram o privilégio de serem seus alunos, orientados ou colegas de trabalho. Por essa razão, o professor Theo sempre teve a profunda admiração e respeito dos seus colegas da Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Pessoalmente, o professor Theo era extremamente sincero, assertivo e ao mesmo tempo ponderado, contribuindo de forma determinante em inúmeras decisões e escolhas da FEQ e da FEA. O professor Theo nos deixa um grande legado que será sempre lembrado como fonte de inspiração para muitos de nossos professores e pesquisadores.

Homenagem dos amigos da FEA: