CQMED entrega insumos para 400 mil testes de saliva para Covid-19

##

O Centro de Química Medicinal da Unicamp (CQMED), desenvolveu um protocolo de produção de enzimas de alta especificidade para ser usado na testagem de Covid-19 em amostras de saliva. A primeira entrega gerou insumos para 400 mil testes e foi entregue para a empresa parceira Mendelics Análise Genômica em dezembro último. A produção foi feita em menos de dois meses e a expectativa é que se produza enzimas para mais 200 mil testes até o final de janeiro. Em seguida, o CQMED capacitará corpo técnico no país para a continuidade da produção.

“Durante o desenvolvimento das enzimas, nossa equipe simultaneamente abreviou o processo de produção e aumentou a pureza das enzimas. Desde o lote piloto de enzimas produzidas já verificamos que a qualidade é equivalente às importadas”, diz Katlin Massirer, pesquisadora do CQMED e coordenadora do projeto na Unicamp. As enzimas foram validadas para equivalência com as importadas pelo laboratório clínico Mendelics, utilizando amostras de saliva que chegam diariamente de todo Brasil ao laboratório no bairro Santana em São Paulo. 

O laboratório Mendelics está realizando atualmente 90 mil testes por mês e a escalabilidade dos reagentes é um passo importante para a autonomia do país. Nosso desenvolvimento contribui para ampliar a capacidade de testagem em massa, considerada ainda um dos gargalos para a definição de políticas públicas de enfrentamento da pandemia de SARS-COV 2.

Katlin Massirer, pesquisadora do CQMED e coordenadora do projeto na Unicamp
À direita a pesquisadora Katlin Massirer, coordenadora do projeto na Unicamp faz a entrega de insumos para Milena Menezes, da Mendelics

O teste de saliva para Covid-19, chamado RT-LAMP, tem a mesma qualidade que o PCR, e está possibilitando a testagem em locais com menos recursos no país. “O RT-LAMP é mais rápido e mais barato, pois baseia-se no uso de enzimas de alta especificidade e dispensa o uso de equipamentos caros”, explica o Dr Mario Bengtson, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e pesquisador principal do projeto. O procedimento de teste RT-LAMP executado pela Mendelics foi recentemente publicado de forma aberta na paltaforma Medrxiv.  

O projeto é resultado da parceria do Centro da Unicamp com a empresa Mendelics Análise Genômica e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII.

Leia mais: 

Centro de Química Medicinal vai produzir enzimas para teste de saliva para Covid-19

Imagem de capa
O protocolo de produção de enzimas para o teste de saliva desenvolvido pelo CQMED mostrou-se capaz de abreviar o tempo de produção e gerou insumos para 400 mil testes de saliva. Até o fim de janeiro serão produzidos mais 200 mil dessas enzimas que são o coração do teste de saliva.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”