Unicamp cria Portal Docente e de Pesquisadores

Autoria
Fotos
Edição de imagem

PORTAL DOCENTE E DE PESQUISADORES

 

Silviane Duarte Rodrigues (CGU), Rinaldo Gimenes (PRP), Milena Pavan Serafim (Presidente do CT CRUESP), Munir Skaf (Pró-reitor de Pesquisa) e Teresa Dib Zambon Atvars (Coordenadora Geral da Universidade)

Em 2018 o CRUESP criou um grupo de trabalho para redefinir vários dados relacionados à produção acadêmica das três universidades, USP, UNICAMP e UNESP, definidos de modo padronizada. Estes dados seriam disponibilizados nos Portais de Transparência, atendendo os requisitos da Lei de Acesso à Informação LEI Nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011, LAI.

Este grupo de trabalho definiu os dados a serem disponibilizados nos portais e atuou decisivamente junto aos Escritórios de Dados que naquela época se estruturavam. No caso da Unicamp este Escritório inicia formalmente suas atividades a partir da certificação ocorrida em 2020, mas iniciou sua operação antes disto, estando vinculado à CGU como parte da Gestão Estratégica de Dados (https://www.cgu.unicamp.br/gestao_dados). Na Unicamp este escritório é responsável, dentre outras atividades, pelo Portal Transparência Unicamp.

Simultaneamente a esta demanda das próprias universidades, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, TCE, passou a demandar a disponibilização de dados no Portal Transparência Unicamp na forma da Lei. Destaco que o Portal da Transparência com a disponibilização apenas dos salários na forma como a Unicamp divulgava não atendia os requisitos da LAI.

Desta forma, para atender simultaneamente a demanda CRUESP, do TCE e da LAI, a atual administração da Unicamp reformulou completamente o portal e vem disponibilizando dados e informações sobre a universidade atendendo os interesses institucionais e as demandas legais.

Um dos tópicos definidos pelo CRUESP a ser apresentado no Portal Transparência Unicamp (https://transparencia.unicamp.br/) é o que estamos denominando Portal Docente e de Pesquisadores. Esta aba do portal deve conter a produção acadêmica de cada docente ou pesquisador da Unicamp. Na definição dos requisitos, seguimos a maioria das sugestões do GT CRUESP e incorporamos sugestões oriundas da nossa Pró-Reitoria de Pesquisas. Observamos que a LAI demanda que haja sempre um acesso único aos portais, com todas as informações institucionais. Isto não significa que não possam ocorrer outras formas de acesso, de modo que todas as informações de docentes e pesquisadores abrigadas nos portais locais permanecerão, mas impõe que haja um outro tipo de acesso, que no caso específico é o Portal Transparência Unicamp.

Para ampliar as informações disponibilizadas no Portal Transparência Unicamp, a CGU por meio do e-DAT vem aportando novos dados e informações https://transparencia.unicamp.br/). Os dados já inseridos neste Portal são atualizados de modo automático, na sua grande maioria, a partir dos bancos de dados das áreas de negócio e os dados de produção científica e artística são extraídos diretamente do Currículo Lattes e atualizados automaticamente. É bastante antiga a demanda da universidade pela integração dos portais da Unicamp ao CV Lattes e, podemos afirmar que, finalmente, estão integrados. Inclui também buscas automatizadas em diversos bancos de dados de produção científica e acadêmica, dentre eles o Currículo Lattes, Google Scholar, Web of Science, CV Fapesp, Scopus, etc. Permite, nesse momento, a identificação dos vínculos com os Programas de Pós-graduação strito sensu, podendo ser acrescido outros vínculos, no futuro, numa estratégia de aperfeiçoamento e de entregas de mínimos produtos viáveis. Estamos atuando decisivamente para contribuir com a necessária publicidade daquilo que a Unicamp produz ou colabora para se produzir.

Este portal incorpora também o perfil de competências, um projeto desenvolvido pela Prór-reitoria de Pesquisa que tem como foco que se possa fazer buscas e organização de projetos amplos de pesquisa, sem a necessidade de consulta inicial às unidades ou aos docentes e pesquisadores. Dispor deste tipo de instrumento de gestão facilitará a que a universidade possa organizar ações de modo mais efetivo visando a busca de recursos extra-orçamentários ou facilitando a proposição de grandes projetos de investimentos. Como enfatizamos, este portal continua ativo na PRP e está replicado no Portal Transparência Unicamp.

O Portal Docente e dos Pesquisadores pode ser editado pelos interessados e a única demanda que fazemos é que mantenham seus CV Lattes atualizados. Este módulo do Portal Transparência Unicamp conta com a lista dos docentes e pesquisadores em ordem alfabética, permite a visualização dos indicadores de produção de cada um, a lotação dos docentes e pesquisadores por vínculo com as Unidades de Ensino e Pesquisa, Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Colégios Técnicos e outros, destacando-se os Centros Temáticos (CPIDS, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, etc), programas de pós-graduação.

#

O Portal pode ser acessado no seguinte endereço: https://portal.dados.unicamp.br/

#

Destacamos, finalmente, que todo este projeto foi desenvolvimento de forma remota, em regime de home office, com reuniões periódicas virtuais, em função do necessário distanciamento social imposto pela Pandemia de Convid-19.

O desenvolvimento deste projeto se deu sob a articulação entre a Coordenadoria Geral da Universidade e a Pró-reitoria de Pesquisa. Para desenvolver os trabalhos técnicos contamos com a colaboração de servidores da administração e das faculdades e institutos, num processo cada vez mais necessário na universidade de compartilhamento de serviços e competências. Esta forma colaborativa de desenvolvimento de projetos cria redes de relacionamentos que melhoram a gestão, suprem conhecimentos específicos necessários aos projetos e colaboram com a qualidade do produto pois promovem um melhor desenho das necessidades da instituição, como demonstram alguns depoimentos.

O time foi formado, sem que os funcionários deixassem as suas atividades normais por: Ricardo Cândido (Diretor TI da FT), Zilda Padovan (Diretora de TI da FEEC) e equipe, Alexandre H. Melo, Silviane Duarte Rodrigues, Jorge Luiz Machado da Silva, Rodolfo de Nadai e Ronei Xavier (CGU), Rinaldo Gimenes (PRP), Vornei Augusto Grella  (FEEC), Daniele Januário (FCA), Sidney Pio (FEQ), Profa. Dra. Milena Pavan Serafim (FCA, CGU e Coordenadora do GT do CRUESP), Prof. Dr. Paulo Lício Geuz (IC e CGU).

#

Para a analista de sistemas da FT, Daniele Januario Venancio: “Quando fui convidada para trabalhar nos projetos da CGU, não imaginava a imensidão de tudo. Aprendi muito com os desafios que foram surgindo e hoje tenho muito mais conhecimento do que antes. O trabalho remoto funcionou perfeitamente e trabalhar com o pessoal de Campinas trouxe muito aprendizado para mim. O portal de docentes é uma ferramenta muito importante na divulgação científica da UNICAMP e eu estou muito contente e grata por fazer parte do projeto.”

Alexandre Henrique de Melo, assistente técnico da CGU: “Foi um grande desafio elaborar esse trabalho no meio de uma pandemia, mas considero que foi muito positivo pois além de termos conseguido entregar o portal, tivemos um grande trabalho colaborativo de todos, inclusive de pessoas de outras unidades. Gostaria de agradecer a todos pelo empenho, nosso esforço está agora pronto para agregar valor para a Unicamp.”

A servidora Silviane Duarte Rodrigues , assessora de gabinete da CGU, considera que foi uma experiência ímpar por unir o trabalho remoto à oportunidade de trabalhar com novas pessoas de outros órgãos que contribuíram com muita dedicação e novos conhecimentos para o time.

O servidor Jorge Luiz Machado da Silva, desenvolvedor da CGU: “Sou grato pela oportunidade de participar de um projeto tão interessante e desafiador. Foi um período de muito aprendizado e conhecimento, pois trabalhei com novas tecnologias e conceitos que contribuíram para o meu crescimento profissional”.

Como todo novo Portal, dúvidas, observações e comentários poderão ser enviadas dadoscgu@unicamp.

Imagem de capa
Portal Docente e Pesquisadores

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”