Em cerimônia virtual, prefeito de Campinas Jonas Donizete assina o convênio do HIDS

Na manhã do dia 22 de dezembro (terça-feira), o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou o Convênio para a criação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS). A assinatura aconteceu na presença do prefeito-eleito de Campinas, Dario Saadi, da diretora de turismo, Alexandra Caprioli, e do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

O Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) consiste na proposição de um “distrito modelo de desenvolvimento urbano sustentável e inteligente na forma de laboratório vivo”. Além de criar um ambiente sinérgico de desenvolvimento tecnológico, a proposta do HIDS é promover a urbanização do território integrada à natureza e aos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda Global estabelecida pela ONU.

A área de planejamento do Hub envolve os campi da Unicamp (incluindo a Fazenda Argentina), da PUC-Campinas e da Facamp e ainda todo o território do Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia com 8,8 milhões de metros quadrados, totalizando 11,3 milhões de m2. No Plano Diretor de Campinas, a região do Ciatec II é identificada como Polo Estratégico de Desenvolvimento do município.

Para apoiar o processo de elaboração de um master plan do HIDS, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está investindo US$ 1 milhão, por meio de um convênio do BID com a Prefeitura de Campinas e a Unicamp. Uma equipe de planejamento, coordenada pela Unicamp, já deu início à elaboração desse plano (ver equipe abaixo).

O HIDS recupera parte das premissas vigentes na criação do polo de ciência e tecnologia em Campinas (Ciatec 2), mas vai além do objetivo de alavancar a vocação para ciência e tecnologia da região para ser um modelo para a cidade e para o estado. A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Sua visão é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.

Convênio para a criação do HIDS - O HIDS está sendo pensado com um complexo de laboratórios vivos onde governo, empresas, universidades e instituições de pesquisa forma parcerias para testar tecnologias e/ou produtos que auxiliem no cumprimento dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU, com forte potencial para encomendas específicas de governos dos diversos níveis em temas estratégicos, como por exemplo, água, energia, mobilidade e resíduos.

Como um acordo guarda-chuva e sem investimentos e custos financeiros, o Convênio entre as 14 instituições que formam o Conselho Consultivo do HIDS (ver representantes abaixo) poderá abrigar acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre elas, impulsionando o desenvolvimento do HIDS.

Conselho Consultivo Fundador:

1. CNPEM – Antonio José Roque da Silva (Diretor Geral)

2. Embrapa – Silvia Massruhá (Chefe Geral)

3. Facamp – Rodrigo Sabbatini (Diretor)

4. PUC-Campinas – Germano Rigacci Junior (Reitor)

5. Unicamp – Marcelo Knobel (Reitor)

6. Cargill – Carlos Prax (Diretor)

7. Cariba Empreendimentos e Participações - Franklin Gindler (Presidente)

8. CPQD – Sebastião Sahão Jr. (Presidente)

9. Instituto ELDORADO – Roberto Soboll (Superintendente)

10. TRB Pharma – Paulo Roberto Dallari Soares (Vice-Presidente)

11. CPFL – Renato Povia Silva (Gerente de Inovação)