Unicamp e Rede Mário Gatti assinam convênio para atendimento na UPA Anchieta Metropolitana

A partir do mês de dezembro, professores, médicos residentes e alunos do quinto e sexto anos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) passam a atuar na UPA Anchieta Metropolitana. O anúncio do convênio entre a Unicamp e a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar foi feito durante a live do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, no dia 25 de novembro.

Donizette assinou a sanção da lei que institui o programa de preceptoria pública e privada no município de Campinas. A medida vai garantir que os professores universidades trabalhem com preceptores, orientando alunos e médicos residentes. Ela complementa a Lei Municipal 15.394/2107 que instituiu o Programa de Preceptoria e Supervisão em atividades de estágio e internato exercidas por alunos de ensino superior na área da saúde, até então apenas para instituições privadas.

A partir de agora, com a complementação da Lei, instituições públicas de ensino passam a integrar a Rede Mário Gatti, que coordena o campo de ensino e estágio nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Campinas. “Agora, com a entrada da Unicamp, teremos 6 escolas de nível superior e 12 de nível técnico atuando de segunda a sexta-feira em diversas UPAs de Campinas”, explica Marcos Pimenta, coordenador da Rede Mario Gatti, que conta com mais de 6 mil acadêmicos.

As primeiras áreas da FCM que irão atuar dentro da UPA Anchieta Metropolitana são Pediatria e Emergência Clínica. Para o início de 2021, estão previstas também a participação dos professores, médicos residentes e alunos das áreas de Saúde Mental, Cirurgia e Ortopedia (Trauma).

“A área da Saúde da Unicamp – Hospital de Clínicas, Caism, Hemocentro, Gatrocentro – trata de casos graves e de cirurgias complexas, mas não são campos suficientes para ensinar tudo em Medicina. É muito importante para a Unicamp ampliar a área de atuação de seus alunos e médicos residentes. Esse parceria com a Prefeitura de Campinas e com a Rede Mário Gatti trará, sem dúvida, um ganho enorme para a nossa faculdade”, disse Luiz Carlos Zeferino, diretor da FCM que participou da live na Prefeitura de Campinas, representando o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

“Com essa parceria, ganha a população no atendimento e os futuros médicos em sua formação profissional. Temos, assim, um mecanismo formador robusto e exitoso de profissionais para atuar na saúde”, comentou o secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza

Assista ao vídeo da live do dia 25 de novembro de 2020 que contou também com a participação de Guilherme de Menezes Succi, coordenador do curso de graduação em Medicina da São Leopoldo Mandic que também integra o Programa de Preceptoria e Supervisão da Rede Mário Gatti. A Faculdade São Leopoldo Mandic atuará nas UPAs Carlos Lourenço e Campo Grande.

Matéria original publicada no site da FCM.

Logo na fachada do prédio da FCM
As primeiras áreas da FCM que irão atuar dentro da UPA Anchieta Metropolitana, a partir de dezembro, são Pediatria e Emergência Clínica