Professor emérito da Unicamp, Renato Terzi, morre aos 83 anos de idade

O professor emérito da Unicamp, Renato Giuseppe Giovanni Terzi, faleceu nesta segunda-feira (16), aos 83 anos de idade. Deixa esposa e três filhos. Tanto o velório quanto a cerimônia de cremação de Renato Terzi serão restritos aos familiares.

Terzi, que ao longo de sua carreira e trajetória na universidade, tinha o sonho de proporcionar à área hospitalar da Unicamp a melhor Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi também responsável pela implantação do curso de fisioterapia respiratória no Departamento de Cirurgia, áreas fundamentais no tratamento e recuperação dos pacientes acometidos pela Covid-19, na atualidade.

Graduou-se em Medicina pela FMRPUSP (1960), Residência em Cirurgia Geral no Bronx-Lebanon Hospital Center de N. York, NY (1962-1966) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, NC (1967-1968), doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e Pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982). Em 2017 recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp.

Ensino de Medicina - “Como será o ensino de medicina daqui a dez anos? Tenho certeza de que grandes desafios serão impostos aos futuros professores, que deverão se adaptar de alguma forma à nova realidade”, disse em 2017, antevendo o futuro, o professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ao receber o título de professor emérito da Unicamp.

À frente de seu tempo, Renato Terzi tinha muito claro quais seriam os novos paradigmas pedagógicos para o curso de Medicina. Afirmava que os volumosos tratados de Medicina estavam em processo de extinção e que a comunicação, na atualidade, deveria ser completa, precisa, concentrada e atual. Era um incentivador da produção de consensos, guias e diretrizes.

“À beira do leito, fica impossível atualizar-se totalmente e ler os milhares de artigos em todas as revistas científicas. Com essas ferramentas aliadas à Educação a Distância e à Simulação Realística será possível atender a essa nova geração mais “individualista”, afirmava o professor, que chegou a vivenciar o início dessa realidade no ensino da Medicina ainda em 2020, com as medidas de distanciamento social.

Nessa segunda-feira, 16 de novembro, a comunidade médica e acadêmica lamenta profundamente a morte, aos 83 anos, do professor Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ao passo que reconhece o legado de seu trabalho e sua contribuição para o avanço da Medicina no país. Deixa esposa e três filhos.