Professor emérito da Unicamp, Renato Terzi, morre aos 83 anos de idade

O professor emérito da Unicamp, Renato Giuseppe Giovanni Terzi, faleceu nesta segunda-feira (16), aos 83 anos de idade. Deixa esposa e três filhos. Tanto o velório quanto a cerimônia de cremação de Renato Terzi serão restritos aos familiares. 

Terzi, que ao longo de sua carreira e trajetória na universidade, tinha o sonho de proporcionar à área hospitalar da Unicamp a melhor Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi também responsável pela implantação do curso de fisioterapia respiratória no Departamento de Cirurgia, áreas fundamentais no tratamento e recuperação dos pacientes acometidos pela Covid-19, na atualidade.

Graduou-se em Medicina pela FMRPUSP (1960), Residência em Cirurgia Geral no Bronx-Lebanon Hospital Center de N. York, NY (1962-1966) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, NC (1967-1968), doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e Pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982). Em 2017 recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp.

Ensino de Medicina - “Como será o ensino de medicina daqui a dez anos? Tenho certeza de que grandes desafios serão impostos aos futuros professores, que deverão se adaptar de alguma forma à nova realidade”, disse em 2017, antevendo o futuro, o professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ao receber o título de professor emérito da Unicamp. 

À frente de seu tempo, Renato Terzi tinha muito claro quais seriam os novos paradigmas pedagógicos para o curso de Medicina. Afirmava que os volumosos tratados de Medicina estavam em processo de extinção e que a comunicação, na atualidade, deveria ser completa, precisa, concentrada e atual. Era um incentivador da produção de consensos, guias e diretrizes.

“À beira do leito, fica impossível atualizar-se totalmente e ler os milhares de artigos em todas as revistas científicas. Com essas ferramentas aliadas à Educação a Distância e à Simulação Realística será possível atender a essa nova geração mais “individualista”, afirmava o professor, que chegou a vivenciar o início dessa realidade no ensino da Medicina ainda em 2020, com as medidas de distanciamento social.

Nessa segunda-feira, 16 de novembro, a comunidade médica e acadêmica lamenta profundamente a morte, aos 83 anos, do professor Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ao passo que reconhece o legado de seu trabalho e sua contribuição para o avanço da Medicina no país. Deixa esposa e três filhos.

Leia também

Renato Giuseppe Giovanni Terzi recebe título de emérito

Renato Terzi relata sua história durante apresentação de TCCs da residência médica em Cirurgia

Homenagem ao professor Renato Terzi

Matéria original publicada no site da FCM Unicamp. 

Assista ao Registro Geral produzido pela TV Unicamp durante outorga do titulo de professor emérito:


Mensagem da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr.Renato Giuseppe Giovanni Terzi. Foi professor desta Faculdade desde 1969 e se aposentou quando sua idade o obrigou.

Graduou-se em Medicina pela FMRPUSP (1960), Residência em Cirurgia Geral no Bronx-Lebanon Hospital Center de N. York, NY (1962-1966) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, NC (1967-1968), doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e Pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982). Em 2017 recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp.

Com excelente formação profissional, foi grande motivador de alunos e residentes, rigoroso com a prática médica qualificada e deixa um expressivo legado de contribuição em Medicina Intensiva para todo o Brasil e o mundo. Sua trajetória muito valorizou nossa Faculdade, o Departamento de Cirurgia e a Área de Medicina Intensiva no cumprimento dos nossos objetivos. Muito obrigado por tudo. Sua história está incorporada à história da Faculdade de Ciências Médicas.

Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

Prof. Dr. Claudio Saddy Rodrigues Coy
Diretor Associado da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

Prof. Dr. Ubirajara Ferreira
Chefe do Departamento de Cirurgia

Prof. Dr. Antônio Luis Eiras Falcão
Chefe da Disciplina de Fisiologia e Metabologia Cirúrgica do DC/Unicamp - área de Medicina Intensiva do HC/Unicamp

Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo
Chefe da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo do DC/Unicamp


Nota de pesar  do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina Botucatu (Unesp)

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp, lamenta profundamente o falecimento do Professor Renato Giuseppe Giovanni Terzi, e presta solidariedade aos familiares e ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, nesse momento tão doloroso.

Profa. Associada Maria Regina Bentlin
Chefe do Departamento de Pediatria
Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”