Unicamp está entre universidades de melhor reputação do mundo, segundo ranking THE

audiodescrição: ilustração colorida com a logo do ranking e a posição da unicamp no ranking mundial, entre as 200 melhroes do mundo
De acordo com avaliação de cientistas de instituições de ensino de todo o mundo, Unicamp está entre as 200 universidades com melhor reputação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entrou na lista das universidades com melhor reputação do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) World Reputation 2020, divulgado nesta terça-feira (3). Entre as universidades brasileiras, também está a Universidade de São Paulo (USP), que já era mencionada em outras edições. Elas são as duas únicas universidades brasileiras apontadas no ranking, que é realizado através de pesquisa junto a cientistas e dirigentes de diversas instituições de ensino superior do mundo.

“Ao contrário dos rankings que refletem situações de cinco, seis anos atrás, esse ranking é um pouco mais momentâneo e pela primeira vez estamos entre as melhores do mundo”, observa o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Ele também saúda a comunidade universitária responsável por atingir essa posição e destaca que o ranking mostra o resultado das ações internacionais da administração da Universidade, que acabam sendo refletidas em avaliações como esta. “É um feito para a Unicamp e é interessante como mais um indicativo da força que tem a nossa Universidade não só no país, como na América Latina”, afirma.

Na edição 2020 do THE World Reputation, ranking que existe desde 2012, a USP aparece entre as 100 universidades com melhor reputação do mundo, enquanto a Unicamp está entre as 200 melhores. Entre as universidades latino-americanas, constam ainda a Universidade Autônoma do México e a Universidade de Buenos Aires, ambas também entre as 200 melhores. No mundo, a Universidade de melhor prestígio é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os questionários aplicados entre docentes e dirigentes das instituições de ensino foram realizados entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, em 132 países. Mais de 11 mil respostas foram colhidas para análise.

audiodescrição: montagem com fotografia colorida do campus da unicamp ao fundo e logo do ranking em primeiro plano

Comunidade Interna