Unicamp destaca-se no Guia da Faculdade e no Enade

Autoria
audiodescrição: fotografia colorida de vista aérea de prédios do campus da unicamp
Boas avaliações são resultado da excelência da formação na Unicamp

Em avaliações nacionais divulgadas recentemente, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Guia da Faculdade, a Unicamp destaca-se pelo bom desempenho, evidenciando a excelência da formação na Universidade. No Guia da Faculdade, desenvolvido pelo Estadão e pela startup Quero Educação, a Unicamp obteve a maior taxa de cursos cinco estrelas. Já no Enade, em que a pontuação depende de provas de desempenho realizadas pelos alunos ao final da graduação, o conceito em todos os cursos está acima da média do Brasil. Ainda, no ranking internacional Times Higher Education por áreas do conhecimento, divulgado nesta quarta-feira (28), a Unicamp é colocada em primeira posição do Brasil nas Engenharias e na Física.

“O fato dos estudantes terem um bom desempenho na prova do Enade quanto os cursos serem bem avaliados no Guia da Faculdade, numa avaliação externa, quer dizer que as várias facetas observadas mostram a qualidade da formação da Unicamp. Interessante que os dois tenham saído próximos e se complementem”, avalia Eliana Martorano Amaral, pró-reitora de Graduação da Unicamp. A professora também destaca a boa avaliação das universidades públicas, que continuam sendo a principal referência em termos de qualidade de ensino superior no Brasil.

audiodescrição: fotografia colorida da pró reitora de graduação, eliana amaral, ela está em pé fazendo uma fala, atrás há um projetor em que o slide mostra logos da unicamp
Para Eliana Amaral, pró-reitora de Graduação, avaliações reconhecem qualidade do ensino oferecido na Unicamp

Guia da Faculdade

Dos 52 cursos da Unicamp avaliados pelo Guia da Faculdade, 27 tiveram cinco estrelas, 24 quatro estrelas e um três estrelas. É a melhor porcentagem de cursos com pontuação máxima no país. De acordo com a avaliação, o curso Engenharia de Telecomunicações é reconhecido como o melhor curso público no país e o curso de Ciências Sociais da Unicamp como o Melhor curso no estado de São Paulo.

“É um reconhecimento da qualidade do ensino oferecido na Universidade, não só pelos cursos cinco estrelas, mas na verdade pelas notas excelentes de todos os cursos. Mostra que nós fazemos parte das universidades que se destacam em busca da excelência da formação no Brasil”, observa a pró-reitora.

O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de avaliação por pares, processo em que cerca de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores de 14 mil cursos. Os critérios de avaliação são: o projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura. Para cada quesito, seis avaliadores atribuem notas de 1 a 6. A menor e a maior nota são descartadas e realiza-se uma média das notas intermediárias. O resultado é transformado em estrelas.

audiodescrição: fotografia colorida de um professor escrevendo em uma lousa
Guia da Faculdade e Enade mostram cursos bem pontuados e acima da média brasileira

Enade

Os resultados das provas do Enade realizadas em 2019, divulgados no dia 20 de outubro, referem-se à avaliação em 8.188 cursos em universidades públicas e privadas brasileiras. Para cada curso, é atribuído um conceito, que vai de 1 a 5. Cursos com 1 e 2 são considerados com desempenho ruim, abaixo da média.  Na Unicamp, dos 24 cursos avaliados, 14 obtiveram conceito 5, 8 cursos conceito 4 e um curso conceito 3.

O Enade, formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso e é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A cada ano, são aplicadas provas para alunos concluintes de um conjunto de cursos.

Ranking THE

O Times Higher Education, que avalia universidades do mundo inteiro, divulgou nesta quarta-feira (28) o seu ranking por áreas (Artes e Humanidades; Economia; Saúde; Ciências da Computação; Educação; Engenharias; Direito; Ciências da Vida; Psicologia e Ciências Sociais). No contexto nacional, a Unicamp ficou em primeira posição na área de Engenharias e Física. Já no ranking geral do THE, publicado em setembro, a Unicamp tem a segunda colocação no país.

Leia mais sobre os cursos de Fonoaudiologia e Medicina em matérias publicadas no site da FCM:

Curso de Fonoaudiologia da Unicamp está entre os cinco melhores do Brasil, de acordo com INEP

Curso de Medicina da Unicamp recebe cinco estrelas do Guia da Faculdade

Imagem de capa
audiodescrição: montagem com duas fotos coloridas, em uma sobreposição de imagem aérea do campus da Unicamp e um estudante com a cabeça baixa fazendo prova

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”