Livro organizado por docente da FCM é referência para Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte acaba de adotar o livro The Sports Medicine Physician como uma das bibliografias sugeridas para a Prova de Título de Especialista em Medicina Esportiva. O livro, organizado pelo médico Sérgio Piedade, professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está entre as duas referências mais atualizadas sobre Medicina Esportiva.

O livro oferece uma visão abrangente e atual das diversas facetas que envolve o universo da Medicina Esportiva. A obra foi um projeto desenvolvido pelo Comitê Internacional de Medicina Esportiva da International Society of Knee Orthopedics and Sports Medicine (ISAKOS) e envolveu especialistas renomados mundialmente na área de Medicina Esportiva, Cardiologia, Dermatologia, Psiquiatria, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Cirurgia do Trauma, Fisioterapia, Educação Física entre outros.

“É importante ressaltar que o empenho e dedicação de todos estes profissionais permitiu que o livro fosse desenvolvido e concluído em tempo recorde, dentro de um período de apenas um ano”, comenta Piedade. A publicação foi incluída na Doody's Book Reviews Database e foi classificada com 4 estrelas, após revisão feita por Craig Young, da Medical Collegeof Wisconsin. O livro recebeu 91 pontos, de um total de 100.

A submissão de livros ao Doody's Review Service é uma prática adotada pela Springer para suas publicações em medicina e biomedicina. O grupo de revisão editorial é composto e liderado por 120 profissionais médicos acadêmicos que, também, mantém sua rede de revisores.

“Isso cria na internet uma base de dados abrangente de títulos impressos e eletrônicos nas ciências da saúde. Oferece bibliotecas de ciências da saúde em todo o mundo com avaliações oportunas de especialistas sobre artigos recém-publicados e outras publicações”, avalia Piedade.

Leia mais:
Livro sobre medicina esportiva organizado por profissionais da Unicamp reúne especialista de 20 países

Matéria original e na íntegra publicada no site da FCM da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”