Cocen e CGU lançam série de vídeos “Minuto Unidades”

A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp, em parceria com a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), realizou um pré-lançamento da série de vídeos “Minuto Unidades”. A estreia foi realizada hoje (6) durante a 168° Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consu). Trata-se de uma continuidade do “Projeto Estratégico de Comunicação – Minuto Cocen”, finalizado em 2019, que se propôs a divulgar as principais atividades dos Centros e Núcleos de Pesquisa Interdisciplinar da Unicamp em vídeos de um minuto.

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, coordenadora da Cocen, foi responsável pela execução de ambas as propostas e destaca que ampliar a comunicação da Universidade foi uma de suas principais motivações. "Realizar o Projeto Estratégico Minuto Cocen foi uma meta que surgiu da constatação de que precisávamos comunicar de forma mais eficiente as atividades desenvolvidas no sistema dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp. Essa comunicação deveria se voltar para a sociedade, mas igualmente para a nossa comunidade interna", destaca.

Ana Carolina relembra que o projeto foi aprovado pelo Planejamento Estratégico da Unicamp (Planes) resultando em 21 vídeos. "Como decorrência do sucesso dessa empreitada, a professora Teresa Atvars solicitou que apresentássemos um projeto englobando todas unidades de Ensino e Pesquisa e os Colégios Técnicos da Unicamp, projeto este que também obteve aprovação pelo Planes".

Coordenadora-geral da Universidade, professora Teresa Atvars: "Minuto Unidades foi executado nas condições de distanciamento social, o que acrescentou um componente de grande complexidade ao desenvolvimento do projeto"

O "Projeto Estratégico de Comunicação das Unidades de Ensino e Pesquisa e Colégios Técnicos da Unicamp: Minuto Unicamp" foi aprovado na 152ª Reunião Ordinária da Copei (19/11/2019), dentro do GEPlanes Planejamento Estratégico 2020. A coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Dib Zambon Atvars, explica que com a finalização do projeto Minuto Cocen, a CGU propôs que Ana Carolina que coordenasse um projeto semelhante junto às Unidades de Ensino e Pesquisa. “Aceito o desafio, o projeto foi desenvolvido e executado. Diferente do Minuto Cocen, realizado nas condições normais e presenciais da Universidade, o Minuto Unidades foi executado nas condições de distanciamento social, o que acrescentou um componente de grande complexidade ao desenvolvimento do projeto”, avalia.

CONFIRA TODOS OS VÍDEOS

Executado em grande parte à distância, o “Minuto Unidades” envolveu extensa pesquisa para conceituação dos filmes em termos visuais com a utilização de elementos gráficos em pós-produção. “Com criatividade, resiliência e competência técnica, a dra. Ana Carolina soube superar mais este desafio e agora lançamos mais este conjunto de vídeos que ajudam a divulgar o que a Unicamp faz, no âmbito das atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência”, salienta a coordenadora-geral. Ana Carolina acrescenta que foi um grande desafio realizar as gravações devido às medidas de isolamento social. "Filmamos e finalizamos 24 vídeos abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, numa linguagem ágil e moderna, apresentando dados que subsidiam como se dá a interface da universidade com a sociedade. O Minuto Unicamp é um presente de aniversário pelos 54 anos da Unicamp". As gravações foram realizadas nas instalações da Cocen pela produtora U7TRA, que assina também a pós produção dos vídeos.

Para saber mais e assistir aos vídeos produzidos, acesse o canal da Cocen no Youtube

Imagem de capa
fotos 3x4 dos diretores de Unidade

Comunidade Interna