Hoje (25) é o prazo limite para os diretores de Unidade enviarem os formulários

Termina hoje (25) o prazo para que os diretores das unidades e órgãos da Unicamp devem encaminhar à Reitoria um formulário preenchido com informações a respeito dos planos internos de retorno parcial e gradual às atividades presenciais nos campi. As informações devem incluir detalhes de como cada unidade fará a gestão de seus espaços, dentro das exigências sanitárias e de distanciamento social, e a indicação de quais servidores retornam ao trabalho presencial a partir de 19 de outubro e nas datas subsequentes detalhadas no Plano de Retorno Parcial e Gradual divulgado no início desta semana. 

"É um formulário de respostas rápidas, são em torno de 13 itens. Depois será enviada também uma planilha com os nomes de todas as pessoas que vão voltar nos diferentes períodos", explica José Antonio Gontijo, Chefe de Gabinete da Reitoria. Ao preencher as informações, os diretores deverão detalhar fatores como o mapeamento dos espaços físicos, como salas de aula, laboratórios e escritórios; número de servidores, docentes e técnico-administrativos, que cada espaço comporta e qual a porcentagem os que retornarão representa do total; se nos espaços haverá atividades didáticas envolvendo a presença de alunos, quais serão essas atividades e em que dia e horário da semana elas serão ministradas. 

No caso dos locais com atividades didáticas, os diretores também devem informar se existe a possibilidade de elas serem ministradas em espaços abertos. Segundo Gontijo, os grupos de trabalho que vêm organizando os campi para o retorno presencial fizeram um levantamento de espaços abertos em que isso pode ocorrer. Assim, sendo possível o uso de locais abertos, o uso desses espaços será organizado de acordo com a necessidade de cada unidade ou curso. 

Outras informações necessárias dizem respeito ao planejamento das jornadas de trabalho e atividades desenvolvidas pelos servidores que retornarão: como os funcionários vão ocupar os espaços, de forma a manter o distanciamento social? Haverá jornada integral ou parcial? Será estabelecido um revezamento entre os servidores? Essas são questões que serão informadas à Reitoria. 

Todos esses dados, juntamente com uma planilha indicando os nomes dos servidores que retornarão aos campi e as datas de retorno, são necessárias para que sejam organizadas as etapas anteriores ao primeiro período de retorno, marcado para 19 de outubro: agendamento dos exames RT-PCR pelo Cecom, envio dos links para acesso às videoaulas sobre convívio seguro e cadastro no aplicativo de monitoramento dos sintomas da Covid-19. Além disso, as informações também permitem o planejamento de serviços como os Restaurantes Universitários e a oferta de transporte fretado. 

Todas as informações sobre o Plano de Retorno Parcial e Gradual da Unicamp estão disponíveis no Portal Unicamp e nas redes sociais da Universidade. Confira também orientações detalhadas na página da Cartilha sobre o Convívio Seguro
 

Imagem de capa

foto mostra garota em bicicleta andando pelo campus
Documentos devem indicar planejamento de cada unidade e quais servidores voltarão aos campi, nos casos em que isso for possível e necessário