Médica do trabalho da FCM dá dicas para home office durante pandemia de Covid-19

A médica do trabalho do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Márcia Bandini, em entrevista a VTV, dá dicas de trabalho remoto em tempos de Covid-19. De acordo com a especialista da FCM, o brasileiro se adaptou o quanto pode a mudança repentina de sua rotina de trabalho, mas há excessos que precisam ser corrigidos.

"Na prática, temos visto que as pessoas tem trabalhado acima da média e por muitas horas. Já estamos registrando sinais de fatiga, ansiedade e depressão entre esses trabalhadores. As pessoas estão perdendo a sensação de pertencimento a uma organização e isso gera sofrimento", revela Márcia.

Na perspectiva da professora da FCM, o home office e as novas tecnologias de comunicação vieram pra ficar e devem perdurar por muito tempo, mudando os hábitos de trabalho. "A pandemia de Covid-19 transformou o home office num balão de ensaio. A decisão em trabalhar em home office deve ser compartilhada entre empregador e empregado. Aquilo que funcionou deve ser mantido e o que não funcionou deve ser modificado", explica.

Assista aqui as dicas da especialista da Unicamp.

Matéria publicada originalmente no site da FCM.