Nova Plataforma Alumni Unicamp é lançada

Autoria
Edição de imagem

Foi lançada nesta quinta-feira (6), a nova Plataforma Alumni da Unicamp. A ferramenta, além de estimular o engajamento dos egressos, permite que atuais alunos da Universidade participem. Dessa forma, além de traçar as trajetórias dos ex-alunos, a plataforma irá estimular o estabelecimento de redes de contato para mentorias, estágios e empregos. A Plataforma Alumni está já disponível no endereço unicamp-alumni.org.br/ e também pode ser acessada por aplicativo em dispositivo móvel.

O objetivo da plataforma, conforme a professora Dora Maria Grassi, líder do projeto Parcerias com Egressos da Graduação (PEG), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), é de engajar ex-alunos da Universidade em parcerias com atuais estudantes e estimular contribuições voluntárias para o fundo de apoio aos discentes em curso. A professora também destaca que outras iniciativas já haviam ocorrido na Unicamp em sentido semelhante, mas a nova ferramenta dá um salto por buscar envolvimento de toda comunidade acadêmica. “Um dos detalhes que faziam com que a plataforma não avançasse é a necessidade de mantê-la viva”. Por isso, afirma, surgiu a ideia de engajar os atuais alunos, e também os docentes, à plataforma.

audiodescrição: fotografia colorida de vista aérea da Unicamp com detalhes da Plataforma Alumni sobrepostos
Detalhe da tela inicial da Plataforma Alumni Unicamp

Funcionalidades

Outras funcionalidades também se somam à Plataforma Alumni: feed com notícias, campanhas e destaques da universidade; diretório com os egressos e alunos em curso, permitindo conectar a sua turma ou outros contatos dessa comunidade; espaço para mentoria acadêmica e profissional, no qual cada membro pode oferecer ou solicitar este tipo de apoio; painel de oportunidades em empresas vinculadas aos membros desta comunidade; conversas em grupo, permitindo o engajamento em assuntos do seu interesse; repositório de fotos, imagens e artigos dos momentos significativos da universidade.

O reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, observa que a iniciativa é importante para Universidade pela conexão entre ex-alunos e atuais alunos e pelo potencial de funcionar como uma base de dados. “O importante para dar certo é que as pessoas usem. Poderemos fazer pesquisas, uma vez que a base de dados cresça, para entender onde estão os egressos e como estão atuando. Os alunos que estão na universidade podem ingressar para se conectar com ex-alunos e isso trará uma mobilização extra da própria plataforma. É algo inédito e muito importante para a universidade, em todos os aspectos”. 

A pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, também frisa a relevância da plataforma, afirmando que o olhar dos ex-alunos pode contribuir até mesmo na melhoria dos currículos dos cursos. “A Pró-Reitoria de Graduação pensou na importância que seria ter a aproximação com os egressos da graduação, preocupada em compreender que trajetórias nossos alunos têm feito e como parte das suas experiências universitárias contribuíram para essa trajetória”.

Registro e engajamento

Antes do lançamento oficial da plataforma, já foram trazidos dados de cerca de 110 mil egressos para um pré-cadastro. Para completar o registro, é preciso fazer o login através do Linkedin (que já carrega as informações profissionais) ou do Google. 

A professora Daniela Gatti, que também atuou na Plataforma, destaca a importância do engajamento da comunidade e o papel dos facilitadores para isso. “Os facilitadores são as pessoas que realmente vão adentrar nesse processo de divulgação da plataforma e serão os estrategistas para que ela siga em curso e tenha uma vida própria”. Cada unidade da Unicamp já conta com seu facilitador ou seus facilitadores, que estão passando por treinamentos relativos à navegação na Plataforma com Denis Clayton Alves Ramos, do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), e com a professora Dora Maria Grassi. 

Acesse a faça seu cadastro.

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida de vista aérea da Unicamp com o logo da Plataforma Alumni em cima

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa