Nova Plataforma Alumni Unicamp é lançada

Autoria
Edição de imagem

Foi lançada nesta quinta-feira (6), a nova Plataforma Alumni da Unicamp. A ferramenta, além de estimular o engajamento dos egressos, permite que atuais alunos da Universidade participem. Dessa forma, além de traçar as trajetórias dos ex-alunos, a plataforma irá estimular o estabelecimento de redes de contato para mentorias, estágios e empregos. A Plataforma Alumni está já disponível no endereço unicamp-alumni.org.br/ e também pode ser acessada por aplicativo em dispositivo móvel.

O objetivo da plataforma, conforme a professora Dora Maria Grassi, líder do projeto Parcerias com Egressos da Graduação (PEG), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), é de engajar ex-alunos da Universidade em parcerias com atuais estudantes e estimular contribuições voluntárias para o fundo de apoio aos discentes em curso. A professora também destaca que outras iniciativas já haviam ocorrido na Unicamp em sentido semelhante, mas a nova ferramenta dá um salto por buscar envolvimento de toda comunidade acadêmica. “Um dos detalhes que faziam com que a plataforma não avançasse é a necessidade de mantê-la viva”. Por isso, afirma, surgiu a ideia de engajar os atuais alunos, e também os docentes, à plataforma.

audiodescrição: fotografia colorida de vista aérea da Unicamp com detalhes da Plataforma Alumni sobrepostos
Detalhe da tela inicial da Plataforma Alumni Unicamp

Funcionalidades

Outras funcionalidades também se somam à Plataforma Alumni: feed com notícias, campanhas e destaques da universidade; diretório com os egressos e alunos em curso, permitindo conectar a sua turma ou outros contatos dessa comunidade; espaço para mentoria acadêmica e profissional, no qual cada membro pode oferecer ou solicitar este tipo de apoio; painel de oportunidades em empresas vinculadas aos membros desta comunidade; conversas em grupo, permitindo o engajamento em assuntos do seu interesse; repositório de fotos, imagens e artigos dos momentos significativos da universidade.

O reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, observa que a iniciativa é importante para Universidade pela conexão entre ex-alunos e atuais alunos e pelo potencial de funcionar como uma base de dados. “O importante para dar certo é que as pessoas usem. Poderemos fazer pesquisas, uma vez que a base de dados cresça, para entender onde estão os egressos e como estão atuando. Os alunos que estão na universidade podem ingressar para se conectar com ex-alunos e isso trará uma mobilização extra da própria plataforma. É algo inédito e muito importante para a universidade, em todos os aspectos”. 

A pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, também frisa a relevância da plataforma, afirmando que o olhar dos ex-alunos pode contribuir até mesmo na melhoria dos currículos dos cursos. “A Pró-Reitoria de Graduação pensou na importância que seria ter a aproximação com os egressos da graduação, preocupada em compreender que trajetórias nossos alunos têm feito e como parte das suas experiências universitárias contribuíram para essa trajetória”.

Registro e engajamento

Antes do lançamento oficial da plataforma, já foram trazidos dados de cerca de 110 mil egressos para um pré-cadastro. Para completar o registro, é preciso fazer o login através do Linkedin (que já carrega as informações profissionais) ou do Google. 

A professora Daniela Gatti, que também atuou na Plataforma, destaca a importância do engajamento da comunidade e o papel dos facilitadores para isso. “Os facilitadores são as pessoas que realmente vão adentrar nesse processo de divulgação da plataforma e serão os estrategistas para que ela siga em curso e tenha uma vida própria”. Cada unidade da Unicamp já conta com seu facilitador ou seus facilitadores, que estão passando por treinamentos relativos à navegação na Plataforma com Denis Clayton Alves Ramos, do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), e com a professora Dora Maria Grassi. 

Acesse a faça seu cadastro.

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida de vista aérea da Unicamp com o logo da Plataforma Alumni em cima

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A Universidade, que lidera o esforço colaborativo no Brasil, se comprometeu com o fornecimento de componentes para um dos detectores de neutrinos instalados nos Estados Unidos

Entidade analisou 34 universidades brasileiras de um total de 1.403 do mundo todo

No total, foram apresentados 204 trabalhos desenvolvidos pelos servidores técnicos-administrativos das três universidades estaduais paulistas, sendo que 75 eram de funcionários da Unicamp

Cultura & Sociedade

A atividade consistiu em explorar fissuras de rocha do lençol freático em busca de água

Vinculado ao Campus Sustentável e ao Centro Paulista de Estudos de Transição Energética, projeto de extensão será incorporado pela Proec em 2024