UFBA convida comunidade universitária a participar de pesquisa sobre saúde mental e comportamento alimentar durante pandemia

Autoria

Pesquisa coordenada por grupo de docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o propósito de compreender o efeito da interrupção das relações sociais e das novas rotinas acadêmicas nos estudantes universitários e no corpo docente das Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. O estudo denominado "Influência da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental e comportamento alimentar de discentes e docentes de instituições de ensino superior: um estudo de coorte" busca ainda identificar o consequente adoecimento psicológico ou agravamento de alterações de saúde mental, bem como alterações no comportamento alimentar.

O Corte Comportamento Alimentar e Saúde (CoCASa) foi devidamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Nutrição da UFBA, garantido assim, o atendimento aos pressupostos éticos pertinentes à pesquisa com seres humanos.

Podem participar da Pesquisa CoCASa, todos os integrantes do corpo discente e docente, dos cursos de graduação presenciais das IES do Brasil, que adotaram as medidas de distanciamento/isolamento social/quarentena, e que tiveram suas atividades acadêmicas e presenciais, suspensas.

Serão utilizadas ferramentas digitais para a coleta de dados, por meio da resposta a questionários on-line, durante e após o período da pandemia da Covid-19. A participação consiste em responder ao questionário eletrônico online, disponível nos links abaixo. O sigilo da pesquisa é assegurado e o nome dos participantes não será divulgado.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail da Pesquisa CoCASa.

LINK PARA PROFESSORES

LINK PARA ESTUDANTES:

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”