Morre o docente aposentado da FEM Fernando Iguti

Autoria

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) informou o falecimento no último domingo (19 de julho) do professor Fernando Iguti, docente aposentado da Faculdade.

Fernando Iguti graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 1971 na modalidade Aeronaves, e obteve o mestrado em Engenharia Aeronáutica em 1974 também no ITA. Ingressou como docente da Unicamp na antiga Faculdade de Engenharia de Campinas em 1975. Doutorou-se em 1985 no Imperial College (Londres) e atuou na FEM, junto ao Departamento de Mecânica Computacional (DMC) até se aposentar em 2004.

Segundo a diretoria da FEM, seu papel foi relevante na consolidação de áreas relacionadas a métodos numéricos e computacionais, método dos elementos finitos, problemas da mecânica estrutural e de otimização, tendo contribuído de forma significativa na estruturação da área de Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico da FEM.

O professor Iguti contribuiu na formação de muitos mestres e doutores que hoje estão ou estiveram ativos na Unicamp, bem como em outras instituições de ensino superior do país. Sua influência e amizade tiveram papel importante no desenvolvimento acadêmico do DMC.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”