CPFL Energia doa equipamentos para laboratórios do Cotuca

Autoria
Edição de imagem

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) vai receber equipamentos doados pela CPFL Energia para a montagem e adequação de laboratórios de ensino utilizados pelos cursos técnicos em Eletroeletrônica, Telecomunicações e de Especialização Técnica em Equipamentos Biomédicos. A iniciativa foi concretizada graças ao programa Parceiros da Unicamp, que regulamenta o recebimento de apoio de empresas, entidades e pessoas físicas para a Universidade. 

Somente nos equipamentos foram investidos R$300 mil - parte de uma frente educacional do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista. No total, o valor investido no projeto com o Cotuca será de R$385 mil. “A CPFL Energia investe fortemente em eficiência energética com aplicação de recursos nos mais diversos setores, como educação e saúde. A doação para o Cotuca faz parte deste projeto de desenvolvimento da sociedade por meio da tecnologia”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

Serão beneficiados os laboratórios de Eletricidade, Circuitos Elétricos, Técnicas Digitais e Microprocessadores (TDM), Controle e Automação Industrial, Instrumentação, Máquinas Elétricas e Telecomunicações. Segundo Roberto Ohashi, docente do Departamento de Eletroeletrônica do Cotuca, os equipamentos vão auxiliar da visualização prática e aprofundada de fenômenos eletroeletrônicos e também poderão atualizar o ensino de conteúdos que eram desenvolvidos apenas em teoria. "A soma de todas as facilidades didático-pedagógicas trazidas por essas aquisições, aliada à dedicação e facilidade dos professores de desenvolverem novas formas didáticas, resultará em uma formação mais sólida dos alunos, importante para atender melhor às demandas do mercado, inclusive à CPFL", comenta o professor. 

Atualmente, o Cotuca está instalado no bairro Taquaral, em Campinas, para que ocorra a reforma do prédio histórico na Rua Culto à Ciência, que será realizada pela mostra de arquitetura, decoração e paisagismo Campinas Decor. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a organização do evento prevê a realização em outubro deste ano, para que então o prédio seja entregue ao Colégio. De acordo com Vanessa Bavaresco, diretora geral do Cotuca, a estimativa é que as atividades nos novos laboratórios tenham início em março de 2021. 

"Nossa previsão de mudança será fevereiro de 2021 pois após entrega do Prédio pela Campinas Decor ao Cotuca, ocorrerá a montagem dos laboratórios de ensino, salas de aula e mudança de todo o setor administrativo. A previsão de inicio das atividades no novo espaço será para março de 2021 momento em que os laboratórios serão entregues para inicio das atividades das aulas", avalia Vanessa. 

Parceiros da Unicamp

Instituído em 2019, o programa Parceiros da Unicamp permite que empresas, instituições privadas e pessoas físicas contribuam com a Universidade por meio de doações financeiras, doações e empréstimos de equipamentos, insumos, acervos bibliográficos, imóveis e outros mais, além da prestação de serviços. 

Para Romeu Corradi Junior, chefe do Departamento de Eletroeletrônica do Cotuca, as parcerias viabilizadas pelo programa são importantes para que a Universidade mantenha um ensino de excelência. "É imprescindível que o Colégio tenha parcerias com a área privada para garantir bons equipamentos para ministrar aulas de laboratório com grande eficiência. Assim, esta parceria com a CPFL vem ao encontro com o que se almeja para que o estudante tenha bons conhecimentos", avalia Romeu. 

As informações de como se tornar um parceiro da Unicamp estão reunidas no site do programa.

Imagem de capa
foto mostra a fachada do prédio histórico do cotuca

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”