FCM lança plataforma para artigos científicos, dados epidemiológicos e informações à população

A pandemia causada pela Covid-19 gerou a produção de muitas informações, dados e artigos científicos sobre o novo coronavírus, além da procura da população por fontes confiáveis para tirar dúvidas e até mesmo buscar ajuda de especialistas sobre a doença. Por isso, a Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp instituiu um grupo editorial que desenvolveu uma plataforma única para agrupar todas as informações sobre Covid-19.

“Essa plataforma está vinculada ao site da FCM. Nela, temos manuais, protocolos de atendimento desenvolvidos na instituição, dados científicos relevantes sobre a Covid-19, indicadores de hospitalização e mortalidade na Unicamp e um espaço dedicado a orientar a população sobre os riscos e medidas de prevenção”, explica o professor e médico da FCM, Andrei Carvalho Sposito, coordenador do projeto.

Acesse a plataforma

De acordo com o médico cardiologista da FCM, o conteúdo é resultado de um trabalho intenso de toda a equipe de docentes e de funcionários das áreas de informática, estatística, biblioteca e imprensa da FCM. Para a área científica da plataforma, a FCM fechou um acordo a Revista da Associação Médica Brasileira que avaliará de forma acelerada, mas com revisão por pares, as publicações da FCM discutindo aspectos diversos relacionados à Covid.

“Assim, será publicado simultaneamente na plataforma da FCM e no medline como artigo original da RAMB. Outras contribuições serão muito bem-vindas”, revelou Sposito. Os artigos para publicação podem ser enviados para o email covidfcm@unicamp.br

Além de Andrei Sposito, compõem a equipe da Plataforma Covid-19 os professores e médicos da FCM Maria Luiza Moretti, Manoel Barros Bertolo, Maria Rita Donalísio Cordeiro e Carlos Roberto Silveira Corrêa; os jornalistas Camila Delmondes e Edimilson Montalti; a estatística Cleide Aparecida Moreira da Silva e os profissionais de Tecnologia da Informação, Cleusa Regina Manga Ribeiro Milani, Fabiana Silveira de Souza, Juliana Godoy de Sá e Bruno de Jorge. O apoio administrativo é de Luís Carlos de Oliveira e Silva.

Matéria publicada originalmente no site da FCM da Unicamp. 

 

Imagem de capa

Imagem do prédio de fachada da FCM
Conteúdo é resultado de um trabalho intenso de toda a equipe de docentes e de funcionários das áreas de informática, estatística, biblioteca e imprensa da FCM