Rede Solidariedade intensifica a iniciativa de troca, empréstimo ou doação de insumos e materiais para a pesquisa

Edição de imagem

##

Solidariedade à Pesquisa é um serviço que conecta pesquisadores em todo o país que desejam colaborar entre si para o avanço da ciência, por meio da troca, empréstimo ou doação de insumos e materiais para a pesquisa. A plataforma é uma solução voltada para o público acadêmico-científico das instituições de ensino superior brasileiras, públicas ou privadas.

O serviço foi criado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde 2017, essas instituições estão unidas com a mesma motivação: oferecer uma plataforma inovadora que incentiva a produção científica.

O acesso ocorre através do site da Rede. A página foi desenvolvida para facilitar a solicitação de insumos e materiais, além de possibilitar a visualização e publicação de ofertas. Os cadastros são organizados por área do conhecimento: biológicas, humanas, exatas e tecnológicas. Outras áreas poderão ser contempladas a partir do interesse da própria comunidade de pesquisadores.

Alunos e professores das instituições de ensino superior, credenciadas na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), podem participar do Solidariedade à Pesquisa. Basta acessar o site e entrar com as credenciais já utilizadas na instituição a qual estejam vinculados. Dessa forma, os interessados no serviço terão autonomia para moderar e gerenciar as trocas, empréstimos ou doações.

"Esta é uma demonstração evidente de que as universidades públicas, essenciais para o desenvolvimento e independência cientifica nacional, cumpre sua função também colaborando com os órgãos de governo ao disponibilizar canais de comunicação que permitam resolver crises momentâneas locais ou nacionais, em momentos cruciais, principalmente num momento em que os recursos para ciência e tecnologia estão escassos", destaca o médico e professor José Antônio Rocha Gontijo, idealizador do projeto. 

Segundo Gontijo, não é excessivo afirmar que este projeto conjunto Unicamp-Capes-RNP, somente foi viabilizado pela competência e qualificação da Equipe de Tecnologia da Informação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Essa rede de colaboração vai facilitar a interação entre pesquisadores para suprir suas dificuldades, sejam emergenciais ou não.

Adicionalmente, esta rede de apoio e colaboração à pesquisa promove a interdisciplinaridade entre as instituições de ensino superior do Brasil, aproximando quem tem com quem precisa. O serviço amplia os contatos, contribui para diminuir a distância entre os participantes e favorece o desenvolvimento dos trabalhos científicos.

 

Imagem de capa
Logo da rede

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004