Unicamp recebe do Instituto Butantan insumos e robô para agilizar testes da Covid-19

Autoria
Edição de imagem

O governo do estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan, enviou à Unicamp 3.800 testes completos para a detecção da Covid-19 e um robô para extração de amostras. Segundo o coordenador da Frente de Diagnósticos da força-tarefa Universidade, professor Alessandro Farias, o material já começa a ser utilizado nessa semana.

Os kits de testes são de procedência sul-coreana e foram validados pela equipe responsável pelos diagnósticos na Unicamp. “Nós já validamos ele, já rodamos aqui e funcionam muito bem", pontua Alessandro.

Em relação ao robô, o professor explica que é um equipamento que permite a extração de 32 amostras por hora, processo que de forma manual leva mais tempo.

Os materiais que a Unicamp já havia adquirido, destaca, seguirão sendo utilizados, mas o envio aumenta imediatamente a realização dos testes. “Isso ajuda muito na ampliação da capacidade de realizar exames cada vez mais rápidos”, afirma.

Rede de testagem

No estado de São Paulo, o Instituto Butantan, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde, lidera uma plataforma de 38 laboratórios que visa otimizar a testagem. Diante do principal problema na realização dos diagnósticos, que é a falta e a dificuldade de obtenção de insumos, o órgão buscou coordenar o envio de materiais para os centros credenciados para o diagnóstico, sendo o Laboratório de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp um deles.

Imagem de capa
audiodescrição: montagem de duas fotografias coloridas; uma da unicamp e outra do instituto butantan

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa