Voluntariado envia chips com internet a estudantes indígenas que voltaram às comunidades

Autoria
Edição de imagem
Ilustração
audiodescrição: ilustração de um mapa do brasil com os pontos onde chips foram entregados
Mapa das localidades para onde foram enviados os chips

O Núcleo de Voluntariado da Unicamp vem realizando diversas ações para ajudar nas demandas de estudantes neste período de pandemia do novo coronavírus. Atendimento telefônico e arrecadação e empréstimo de materiais necessários para atividades acadêmicas não presenciais são as duas grandes frentes de ação do grupo. Tendo em vista que alguns estudantes indígenas retornaram às suas comunidades, também foram enviados chips com internet, ação articulada junto à pró-reitoria de Graduação (PRG).

A coordenadora do Núcleo de Voluntariado, Josianne Cerasoli, que é professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, explica que os chips serão mensalmente creditados com 10GB de internet, plano custeado pela Unicamp, para auxiliar no acesso às atividades acadêmicas não-presenciais.

Uma das estudantes que recebeu o chip foi Lisa Graciliano, que se encontra em Manaus (AM). “A iniciativa de mandar os chips foi ótima, porque até então eu estava sem internet e não tinha como fazer os trabalhos”, afirma Lisa, que cursa Ciências Sociais.

Entrega de equipamentos

Além desta ação, Josianne destaca que, para os que estão em Campinas, houve a articulação para a doação de equipamentos de informática e chips necessários às atividades remotas. Aos estudantes que ainda não pegaram o seu material, o Núcleo de Voluntariado salienta que foi enviado um comunicado, via e-mail, informando como retirar o material.

Já para os que ainda não solicitaram, afirma Josianne, "o Voluntariado alerta para a necessidade de fazer o pedido com urgência. O contexto atual de cuidados exige a redução máxima de todos os deslocamentos. Qualquer dificuldade, ou informação sobre alguém que esteja com dificuldade, o contato deve ser feito pelo e-mail". Os contatos são: direitoshumanos@unicamp.br ou prg.corona@unicamp.br. 

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida de estudante indígena recebendo chip

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Ampliação dos intercâmbios e colaborações em atividades de pesquisa foram possibilidades levantadas

Critérios de utilização e ampliação dos horários aumentam possibilidades de uso do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

Atualidades

Evento vai destacar a arte produzida no asfalto, nos semáforos e nas calçadas das cidades brasileiras

Houve crescimento do percentual de mulheres inscritas, que chegou a 40,6% do total de candidatos

Interessados poderão se inscrever até dia 12 de fevereiro

Cultura & Sociedade

Programa recebeu 91 estudantes de ensino médio de 30 escolas públicas durante 25 dias de atividades

Projeto ‘OSU para todos’ abre a temporada 2023; programação inclui também apresentações em instituições para crianças com deficiência e lar para idosos