Vídeos mostram a atuação da Unicamp contra a Covid-19

Autoria

Mobilizados em torno do combate à Covid-19, os pesquisadores da Unicamp trabalham, desde março, em uma força-tarefa especial. As investigações abrangem desde aspectos bioquímicos do vírus e sua ação no corpo humano, até os impactos sociais e econômicos da crise em curso. Para registrar esses esforços e trazer para sociedade informações seguras sobre o andamentos das pesquisas, a Pro-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp lançou nesta terça-feira (5) a série Extensão 48 - Coronavirus. Por meio de vídeos gravados pelos próprios pesquisadores ou de imagens captadas nos laboratórios pela equipe da Diretoria de Comunicação (DCom), a série buscará mostrar o processo de construção da ciência, com suas dúvidas e descobertas.

Montagem
Pesquisadores que trabalham na força-tarefa especial

"É importante ressaltar a velocidade e o esforço de mais de uma centena de professores de diversas áreas para contribuir de maneira direta no enfrentamento desse desafio", destacou Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão e Cultura. Além do pioneirismo da Unicamp na suspensão das aulas presenciais, Hashimoto enfatizou a prontidão com que os professores e pesquisadores voluntariamente voltaram seus trabalhos para a busca de soluções emergenciais. "Vemos a importância da extensão no estabelecimento do diálogo com comunidade, empresas e governos para tentar resolver os problemas", pontuou.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf, a série Extensão 48 - Coronavirus tem uma importância histórica. "Lá no futuro a gente vai querer olhar para traz e perguntar 'o que nós fizemos?'. E há muito sendo feito. É um esforço único, em tantas direções, dentro da universidade", ressaltou.  "A união de todos os segmentos da universidade na tentativa de salvar vidas e mitigar problemas da população é extremamente gratificante. Essa lição precisa ser aprendida por nós. Cada um enxergou neste contexto o seu papel e está fazendo o seu melhor", completou.

O primeiro vídeo traz cinco pesquisas que estão em andamento no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Sob diferentes prismas, os pesquisadores buscam desvendar os mecanismos de atuação do Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, no corpo humano. "Entender como o vírus entra na célula e como usa a maquinaria celular para se replicar é fundamental para que a gente encontre maneiras para inibir a replicação do vírus" explicou Marcelo Mori, que também coordena a Força Tarefa Unicamp contra Covid-19 (http://www.ftcovid19.unicamp.br).

TV Câmara de Campinas

A série Extensão 48 - Coronavirus marca também a consolidação de uma parceria da Unicamp com a TV Câmara de Campinas, que prevê a exibição dos vídeos realizados pela DCom no canal. "Essa parceria é fruto de um esforço realizado pela DCom para levar o conteúdo produzido para fora da Universidade. Essa é nossa missão como comunicadores e como extensionistas", ressaltou Marilisa Rossilho, diretora da DCom.

Para o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Marcos Bernardelli, a transmissão do conteúdo produzido pela Unicamp reforça o papel das duas instituições a serviço do público. "Somos uma televisão pública. É nosso dever levar à população informações seguras, principalmente nesse momento de crise, e a Unicamp é um dos melhores de centros de pesquisa do país e da América Latina. Desde que criamos o Programa Direto da Universidade, abrimos espaço para o que de melhor é produzido pela academia e estamos muito satisfeitos em poder exibir também neste programa a produção da Universidade Estadual de Campinas”, afirmou.

Vereador Marcos Bernardelli, presidente da Câmara Municipal de Campinas.

O canal Legislativo atinge toda a cidade de Campinas (400 mil residências) em sinal aberto 39.3 digital, pelo canal 4 da Net e 9 da Vivo Fibra, além de reproduzir seu conteúdo no Facebook oficial da Câmara, no streaming do portal do Legislativo  e em sua página no YouTube.

Próximos episódios

Os impactos na econômica, a circulação de fake news e os avanços na busca por fármacos são alguns dos temas que serão abordados nos próximos episódios. Acompanhe Extensão e Cultura Unicamp no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

A série Extensão 48 - Coronavirus é parte do programa Extensão 48, que desde 2018 divulga ações de grupos da Unicamp com a sociedade. Conheça mais sobre a extensão praticada na Unicamp no nosso canal do youtube.

Imagem de capa
Série Extensão 48

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”