Unicamp reduz leituras obrigatórias para vestibular 2021

Fotos
Edição de imagem

Considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está ajustando a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular deste ano, o Vestibular Unicamp 2021. A Comvest também está anunciando a lista que será exigida para o Vestibular 2022, com novidades. A lista do exame atual será reduzida de 12 obras para sete, em caráter excepcional e em virtude da dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos na educação pública e privada. As sete obras são de fácil acesso ou domínio público e estão indicadas abaixo e também na página da Comvest na internet: www.comvest.unicamp.br.

A Comvest também decidiu reduzir a lista de títulos de leitura obrigatória, a partir do Vestibular Unicamp 2022, das até então 12 para 10 obras, conservando o maior número possível de gêneros literários e a diversidade estética e histórica. Definiu-se, ainda, que serão substituídas quatro obras da lista atual para a lista que será exigida no Vestibular 2022.

Lista para o Vestibular Unicamp 2021

Sonetos escolhidos, de Camões;

Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;

O Espelho, de Machado de Assis;

O Marinheiro, de Fernando Pessoa;

A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;

O Ateneu, de Raul Pompeia;

Sermões, de Antonio Vieira.

*Ficam excluídas as obras: A teus pés; O seminário dos ratos; História do cerco de Lisboa; Quarto de despejo; A cabra vadia.

Lista para o Vestibular Unicamp 2022

As obras   Sermões, de Antonio Vieira; História do Cerco de Lisboa, de José Saramago; A teus pés, de Ana Cristina César, e O Espelho, de Machado de Assis serão substituídas, respectivamente, pelos seguintes textos literários: Carta de Achamento do Brasil,  de Pero Vaz de Caminha; Niketche - uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane; Tarde, de Olavo Bilac e Bons dias, de Machado de Assis. Já as obras Cabra vadia, de Nelson Rodrigues, e Quarto de despejo, de Carolina Marina de Jesus, serão excluídas da lista de livros do Vestibular em 2022, reduzindo dessa forma a lista de doze títulos para dez títulos.

Os critérios gerais utilizados para a substituição das obras foram a representatividade dessas manifestações literárias nas práticas letradas e nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio, na medida em que tais núcleos permitem abordagens interdisciplinares na área de humanidades.

Com a substituição de quatro obras e a exclusão de dois títulos, a lista para o Vestibular Unicamp 2022 fica com seis gêneros literários (Poesia, Conto, Teatro, Romance, Crônica e Carta/Relato de Viagem) e dez autores (Camões, Racionais, Olavo Bilac, Ligia F. Telles, F. Pessoa, Paulina Chiziane, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis e Pero Vaz de Caminha).

 

 

LISTA 2021

 

LISTA 2022

 

Gênero

Autor

Obra

Autor

Obra

Poesia

Luís de Camões

 (sonetos selecionados pela Comvest)

Luís de Camões

(sonetos selecionados pela Comvest)

 

Racionais Mc’s

Sobrevivendo no Inferno

Racionais Mc’s

Sobrevivendo no Inferno

 

 

 

Olavo Bilac

 Tarde

Conto

Machado de Assis

O Espelho

Lygia Fagundes Telles

O Seminário dos ratos

Teatro

Fernando Pessoa

 O Marinheiro

Fernando Pessoa

O Marinheiro

Romance

Júlia Lopes de Almeida

A Falência

Júlia Lopes de Almeida

A Falência

 

Raul Pompeia

O Ateneu

Raul Pompeia

O Ateneu

 

 

 

Paulina Chiziane

Niketche - uma História de Poligamia

Crônica

 

 

 Machado de Assis

Bons dias!

 Sermões

 Antonio Vieira

(Sermões selecionados pela Comvest)

 

 

Carta/Relato de Viagem

 

 

Pero Vaz de Caminha

Carta de Achamento a el-rei D. Manuel

Imagem de capa
Vestibular Unicamp 2021

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”