Morre o professor Ronei Poppi do Instituto de Química

Faleceu neste sábado (25), aos 55 anos de idade, o professor do Instituto de Química Ronei Jesus Poppi. Ele estava internado desde ontem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até a publicação desta nota não havia informações sobre velório e sepultamento.

Segundo o diretor do Instituto de Química, professor Marco Aurélio Zezzi Arruda, a Universidade perdeu um excelente professor e pesquisador, além de um grande ser humano.

Ronei Poppi chegou na Unicamp no início da década de 1980 para cursar graduação em Química. Formou-se em 1986 e fez mestrado e doutorado na Universidade. O pós-doutorado foi desenvolvido na Universidade Livre de Bruxelas, em 1996. Era professor titular do Departamento de Química Analítica.

Tinha experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria e Métodos Espectroscópicos de Análise. Atuou, principalmente, nos seguintes temas relacionados a espectroscopia: infravermelho próximo e médio, raman fluorescência molecular e espectroscopia de imagem. Na área de Quimiometria tem atuado em calibração multivariada, redes neurais, máquinas de vetor de suporte, resolução de curvas e métodos para tratamento de dados multi-modo.

Confira matérias publicadas no Jornal da Unicamp sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Ronei Poppi.

Método aperfeiçoa controle de qualidade de medicamentos

Método detecta solvente em gasolina adulterada