Programa UniversIDADE lança Escuta Solidária

Autoria

Abrir um canal de diálogo entre a população idosa e a comunidade acadêmica é o principal objetivo do Projeto de Extensão Escuta Solidária lançado na última semana. Por meio de uma parceria com a Faculdade de Enfermagem (Fenf), o Programa UniversIDADE oferecerá aos seus alunos maiores de 60 anos um ouvido amigo para acolher medos e ansiedades, assim como responder questões sobre medidas de proteção individual contra o coronavírus. As conversas serão realizadas por telefone, e conduzidas por voluntários treinados. “Temos vivido momentos de muita tensão e preocupação frente a COVID-19 que podem gerar ansiedade, solidão e depressão, em especial entre os idosos. Diante desse cenário, a realização de ligações telefônicas semanais ao idoso possibilitará que ele compartilhe seus sentimentos, as atividades realizadas para enfrentar essa situação”, explicou Daniella Nunes, professora da Fenf e coordenadora do projeto.

“Estamos dando continuidade aos compromissos e responsabilidades assumidos pelo Programa”, afirmou Isabel Floriano, coordenadora do Programa UniversIDADE. Segundo ela, além dos conteúdos ensinados, as atividades do UniversIDADE têm uma importante função de acolhimento e socialização dos alunos, que não poderia ser interrompida nesse momento de crise.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”