Moradores de Campinas produzem protetores faciais para Unicamp

Autoria
Fotos
Edição de imagem

Moradores de um condomínio em Campinas transformaram o tempo livre em casa, por conta da quarentena necessária para conter o avanço do coronavírus, em uma ação que vai beneficiar os profissionais de saúde do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e também do Hospital Municipal Mário Gatti. Eles produziram mil protetores faciais, do tipo face shield, e doaram os equipamentos às duas instituições. O HC da Unicamp vai receber 400 unidades, o Hospital Mário Gatti receberá 450, sendo que outros 50 foram doados diretamente a médicos do hospital. Os 100 protetores restantes serão vendidos a médicos e demais profissionais de saúde para que eles consigam recursos para produzirem mais equipamentos para o HC e outros hospitais.

Rita de Cássia Alves, servidora pública e uma das moradoras envolvidas na ação, conta que a iniciativa partiu da vizinha Tatiana Anami. Segundo ela, Tatiana assistiu a um vídeo pela internet ensinando a fazer os protetores com materiais simples e pensou em fazer também para beneficiar os hospitais da cidade. Assim, adquiriu folhas de acrílico e tiaras de cabelo e divulgou entre os moradores do condomínio a ação, convidando-os a participar. Até o fim do dia, nove moradores já estavam empenhados na confecção dos materiais. 

"A iniciativa partiu dela, mas também foi de todos nós o sentimento de ajudar. Eu mesma estava pensando no que eu poderia fazer para ajudar minha cidade sem precisar sair de casa. Foi quando a Tatiana mandou a mensagem perguntando quem gostaria de ajudar", conta Rita. 

Ela comenta que já conseguiram parte dos recursos para produzir novos protetores e que a ação vai continuar. O grupo também aceita colaborações de valores e insumos para ampliar a produção. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelos e-mails riticalves@gmail.com (Rita) e tatiboavida@gmail.com (Tatiana). 

Contribua você também

Quer ser um parceiro da Unicamp no combate ao coronavírus? Para a aquisição de equipamentos necessários às atividades remotas e outras ações de auxílio a estudantes carentes:
 
Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.426-X, CNPJ 46.068.425/0001-33 UEC/Conta movimento. 
Identificar no depósito: GR/voluntariadoUNICAMP 

Para depósitos financeiros destinados ao apoio à Área de Saúde da Unicamp, na aquisição de insumos, equipamentos e testes diagnósticos:

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.427-8, CNPJ 46.068.425/0001-33

Imagem de capa
Foto mostra moradores do condomínio usando os protetores faciais e segurando uma caixa com os que serão doados

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”