Alunos conectados: começa entrega de chips e equipamentos de informática

Voluntários organizados pelo Observatório de Direitos Humanos da Unicamp começaram a entregar, nesta quarta-feira, 8 de abril, o primeiro lote de equipamentos de informática que possibilitam conexão aos alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp. São 500 chips com 10 GB de internet por mês durante o período em que as atividades presenciais estão suspensas, além de 64 computadores e notebooks disponibilizados por unidades da própria Universidade ou doados por docentes, funcionários e pessoas da comunidade. A partir de segunda-feira, dia 13, também serão entregues 340 tablets.
A entrega é individual, agendada, e feita por etapas, seguindo critérios socioeconômicos. Também obedece a uma criteriosa preparação de cada equipamento, envolvendo a manutenção, preparação, higienização e registro. Os equipamentos devem voltar para a Universidade, quando as atividades presenciais forem retomadas.
A disponibilização desses materiais começou a ser discutida quando a Unicamp suspendeu as atividades presenciais acadêmicas e orientou a todos para o teletrabalho. “Um primeiro desafio que nós logo percebemos é que seria necessário manter a comunidade acadêmica em contato, oferecendo alternativas para que alunos pudessem continuar suas pesquisas, estar em seus espaços de debate ou suas atividades de inclusão” salientou a coordenadora do Observatório Josianne Cerasoli, numa live feita no Instagram da Unicamp (veja abaixo). Os voluntários logo começaram a mapear equipamentos subutilizados ou ociosos.
Até agora foram registrados no site do Observatório 307 pedidos de estudantes que precisam de acesso à internet e/ou equipamentos. Todo o grupo já está sendo atendido, mas a demanda continua a ser registrada via formulário. A expectativa é atender a um novo grupo a partir da entrega desses primeiros lotes. Não é preciso reenviar dados. Quem já fez seu cadastro, deve aguardar pelo contato da Universidade. Pedidos duplicados podem atrasar as conferências e os procedimentos para entrega.

Conteúdo relacionado:

imagem mostra dois voluntários programando o computador a ser emprestado
Imagem de vários monitores e equipamentos
Voluntários com equipamentos de proteção
Imagem mostra voluntários próximos a uma bancada onde manipulam com luvas e máscaras os equipamentos de informática