Voluntários iniciam testes em computadores que serão distribuídos aos alunos

Autoria

##

Teve início nesta segunda-feira (30) a etapa de separação e testes dos equipamentos que serão disponibilizados para os alunos, em regime de comodato, para as aulas a distância. Alunos e professores voluntários utilizaram o espaço que abriga a Gráfica Central para realizar o trabalho. “É um lugar amplo e estamos tomando todos os cuidados recomendados para evitar a disseminação do Coronavírus. Estamos realizando as atividades com alunos da Engenharia Mecânica e da Engenharia Elétrica”, afirma a professora Dora Maria Grassi Kassisse, uma das voluntárias nesta atividade e assessora do Gabinete do Reitor.

Neste primeiro momento, a equipe está recebendo equipamentos das unidades de ensino e pesquisa. São computadores e notebooks que serão liberados para uma lista de 160 alunos relacionados pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Os testes nos equipamentos prosseguem amanhã (terça-feira, 31), quando o Instituto de Computação (IC) liberará outros 10 computadores. “A ideia é testar todos os equipamentos que estão chegando para entregar em estado adequado de uso aos alunos”, explica Dora.

A entrega terá início nos próximos dias, sendo que a prioridade será para 40 alunos indígenas listados. A distribuição será realizada mediante agendamento e com intervalo de horários para se evitar aglomerações. A ação faz parte das atividades do núcleo Voluntariado Unicamp, grupo criado na Universidade para atuar em diversas frentes durante a pandemia de Coronavírus. A Diretoria Executiva de Direitos Humanos é o órgão que irá centralizar as ações e cuidar da comunicação, por meio do Observatório de Direitos Humanos, liderado pela professora Josianne Cerasoli.

Leia mais sobre o Voluntariado Unicamp.

Imagem de capa
pessoas com máscaras realizam testes em computadores dispostos na mesa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”