Unicamp instala novo sistema de internet sem fio (wifi) na Moradia Estudantil

Autoria
Edição de imagem
O sistema instalado na Moradia Estudantil utiliza novas tecnologias
O sistema de internet sem fio era uma reivindicação antiga dos residentes da Moradia Estudantil

A Unicamp acaba de implantar o novo sistema de internet sem fio na Moradia Estudantil. Trata-se de mais um dos projetos do Planejamento Estratégico da Universidade, intitulado PME Conectado, sendo entregue para os alunos residentes.

A Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) foi a responsável pela gestão do projeto, articulando o trabalho de profissionais do Centro de Computação, Pró-Reitoria de Graduação e da própria Moradia Estudantil. Com este projeto, garante-se aos residentes a conexão gratuita à Rede Mundial de Computadores, melhoria do serviço e maior segurança na internet por fazer parte da rede da Unicamp. 

Segundo a coordenadora da SVC, professora Susana Durão, os alunos poderão acessar informações que apenas a Rede Unicamp disponibiliza. “Com a internet sem fio estamos garantindo a inclusão digital e acesso às informações acadêmicas para os alunos da graduação e pós-graduação", afirma. 

Para o líder do Projeto Planes e diretor de Tecnologia da Informação da SVC, Luciano Caciato, o trabalho realizado na Moradia foi um grande desafio, ao mesmo tempo que constituiu uma oportunidade de utilizar novas tecnologias. “Foi implantado uma arquitetura de fibra óptica híbrida, com a fonte de energia  no mesmo cabo, resultando em economia e eficiência, sendo uma das primeiras instalações no Brasil. A Unicamp sempre na vanguarda", declara.

A coordenadora do Programa de Moradia Estudantil, professora Eliete Maria Silva diz que a internet sem fio é uma reivindicação antiga dos residentes. "Os estudantes têm muitas demandas de acesso para realização das atividades acadêmicas, para realização de pesquisas, bem como para contato com familiares e amigos. Esta é uma nova fase da história da Moradia”, avalia. 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”