Informe PRG/PRPG à comunidade Unicamp

ATIVIDADES NÃO-PRESENCIAIS NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM RESPOSTA À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

20/03/2020

No contexto da chegada da doença causada pelo novo coronavírus ao Brasil, a Unicamp decidiu suspender suas atividades de ensino presenciais a partir do último dia 13, incentivando o uso de recursos de aprendizagem não presencial na graduação e na pós-graduação. A medida teve como objetivo minimizar o prejuízo aos estudantes num cenário marcado pela imprevisibilidade da duração do isolamento social recomendado por autoridades sanitárias de diferentes instâncias de governo, em razão da pandemia. A decisão foi embasada em protocolos de aprendizagem não presencial adotados nacional e internacionalmente.

Desde 2017, a Unicamp vem se preparando para incluir ferramentas adequadas a propostas de aprendizagem híbrida – presencial e não-presencial -, no âmbito do projeto estratégico RenovaGrad 2020. Com o apoio do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e do Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem [ea]2, foram oferecidas atividades preparatórias tais como produção de podcasts e videoaulas e uso de plataformas educacionais. Também foram alocados recursos financeiros para projetos de aperfeiçoamento do ensino híbrido.

A Deliberação 177 oficializada pelo Conselho Estadual de Educação nesta quinta-feira (19) respalda o uso de recursos de educação não presencial em casos excepcionais. A comunidade acadêmica foi chamada a participar deste processo de mudança de formato de ensino, sem abrir mão do preconizado em recentes resoluções nacionais e internacionais de flexibilização curricular.

Um grupo de trabalho preparou amplo material para apoiar, orientar e sanar eventuais dúvidas dos corpos docente e discente, que está disponível no site https://www.ea2.unicamp.br/pagina-de-apoio-ao-ensino-digital/. Alunos e docentes estão trabalhando de forma voluntária para identificar estudantes que necessitem de equipamentos e orientação para acompanhar as atividades não presenciais.

Com o objetivo de organizar o processo e tornar as propostas factíveis e congruentes, a Universidade dilatou o prazo para recebimento dos planos iniciais de adequação das disciplinas do semestre, com a inclusão de estratégias de educação digital. As disciplinas que exigirem atividades presenciais poderão ser realizadas ou complementadas após o término do período de isolamento social. Os docentes poderão aderir ou não ao formato híbrido, em acordo com a coordenação de ensino nos casos de curso de Graduação. Ficará a critério dos estudantes cursar as disciplinas que serão oferecidas no semestre. A Resolução GR 24/2020 já prevê a atribuição de frequência integral aos alunos ao longo do período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais. As matrículas poderão ser alteradas em período a ser definido brevemente. Novas resoluções vão ser editadas para garantir as opções acadêmicas dos estudantes.

O ensino remoto é um desafio a exigir esforço de toda a comunidade acadêmica. Agradecemos a todos na Unicamp que têm contribuído, de diferentes formas, para mitigar e atenuar os impactos da pandemia. Reafirmamos o nosso compromisso com os alunos; com os seus pais, que confiaram em nós; e, em última instância e tão importante quanto, com a sociedade, que nos financia e espera de nós respostas à altura de uma universidade que sempre exerceu papel fundamental para o desenvolvimento do país.

Eliana Amaral

Pró-Reitora de Graduação