Unicamp celebra dez anos de ProFIS com formatura de 96 alunos

Autoria
Edição de imagem
foto mostra alunos na plateia jogando os capelos para o alto em comemoração
Formandos do ProFIS comemoram conclusão do curso e início da graduação

Foi realizada nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções da Unicamp, a entrega dos certificados de conclusão aos 96 formandos da 8ª turma do Programa de Formação Interdiscipliar Superior (ProFIS). A cerimônia contou com a presença da Coordenadora Geral da Unicamp, Teresa Atvars, de Francisco de Assis Gomes Neto, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário e paraninfo da turma, e de Mariana Freitas Nery, coordenadora do ProFIS e patronesse da turma, além dos familiares e amigos dos formandos, que comemoraram uma dupla conquista: a finalização do programa e o início da formação superior na Unicamp. 

Aprovado pelo Conselho Universitário em 2010 e tendo as atividades iniciadas em 2011, o ProFIS chega aos dez anos com o objetivo de dar continuidade ao propósito de oferecer a estudantes que concluem o Ensino Médio com destaque na rede pública a oportunidade de complementarem a formação básica já dentro da Unicamp e, em seguida, ingressar em um dos cursos de graduação da universidade sem passar pelo vestibular. "São 10 anos de um programa que já se consolidou, a ideia é expandi-lo, outras universidades têm o projeto de criar seus próprios ProFIS, então o balanço é extremamente positivo. Ver esses alunos transformando a universidade, nos cursos para onde eles vão, trazendo uma diversidade que é tão importante para esse ambiente plural, é muito satisfatório e é o objetivo que a gente tinha, transformar a cada da universidade e acho que estamos conseguindo", explica Mariana Nery, coordenadora do ProFIS. 

foto mostra a professora mariana nery, coordenadora do profis, enquadrada do colo para cima. ela veste um vestido e tem cabelos longos e lisos
Mariana Nery, coordenadora do ProFIS, comemora os resultados de 10 anos de programa

Com o programa, é garantida a cada escola pública de Ensino Médio de Campinas uma vaga, que é preenchida pelo aluno que obtiver a maior nota no Enem. As vagas seguintes são preenchidas de acordo com a classificação no exame, respeitando o limite de duas vagas para cada escola. Com isso, alunos de todas as escolas públicas da cidade têm a chance de serem beneficiados. O curso tem duração de dois anos, período em que os estudantes têm aulas nas áreas de exatas, humanas, biológicas e tecnologias. Ao final, eles têm direito a vagas garantidas ao programa nos cursos de graduação da Unicamp, a seleção é feita conforme o desempenho dos alunos ao longo do curso. 

"O programa tem uma importância inestimável no processo de inclusão de alunos de Campinas, já que é a cidade que abriga a Unicamp, então nada mais justo que alunos de Campinas tenham essa chance de entrar na universidade. É um programa inovador por ser uma via de entrada para a universidade, além do vestibular, e que permite que os melhores de cada escola tenham uma vaga", avalia Mariana. 

"O que predomina em nossa mente é talento"

A solenidade seguiu os protocolos comuns, mas foi marcada pela emoção dos formandos e pela satisfação dos professores e membros da comunidade acadêmica em ver os jovens concluintes e novos universitários dando início a suas vidas acadêmicas. No discurso da turma, feito pelos oradores Isabella Teixeira e João Vitor Mio, foi possível perceber o orgulho pela conquista de todos os colegas. "Olhando para todos, o que predomina em nossa mente é talento. Temos tanto entre nós que é possível preencher toda a Unicamp com isso. Cremos que isso é o que acontece toda vez que uma turma se forma no ProFIS", destacaram os oradores. 

foto mostra os alunos isabela teixeira e joão vitor mio no púlpito, durante o discurso. Eles vestem becas e capelos
Isabella Teixeira e João Vitor Mio, oradores da 8ª turma do ProFIS, comemoram sucesso da turma

O paraninfo da turma, Francisco de Assis Gomes Neto, ressaltou o quanto o programa é responsável por promover o acesso de alunos das escolas públicas na universidade e na descoberta e valorização de talentos. Segundo ele, é necessário que projetos como este se multipliquem por outras universidades. "Quantos excelentes profissionais não perdemos, ano após ano, apenas porque não somos capazes de descobri-los? O ProFIS é uma pequena contribuição, entre muitas outras, que a Unicamp oferece e que permite que esses jovens, como os que aqui se formam hoje, mostrem a sua competência e, sobretudo, sua capacidade de vencer os desafios que encontram, não importando o quão difíceis eles sejam", afirmou Francisco. 

Teresa Atvars, Coordenadora Geral da Unicamp, também enfatizou a importância do ProFIS e chamou a atenção para a responsabilidade dos alunos em contribuírem com o avanço da ciência e da sociedade. "Está nas nossas mãos a oportunidade de construirmos um país e um mundo melhor. Nas nossas mãos como professores, funcionários, mas também nas mãos dos nossos alunos. E vocês já aprenderam que, com esforço, o sucesso vem"

"Daqui quatro anos, estaremos aqui de novo!"

Como os alunos cursam disciplinas de todas as áreas do conhecimento e podem entrar em contato com diferentes cursos antes de escolher a carreira que pretendem seguir, uma das vantagens do ProFIS relatada pelos formandos é a possibilidade de mudar de ideia ao longo do programa e fazer uma escolha mais acertada. "A gente teve a oportunidade de conhecer várias áreas da Unicamp para saber qual queríamos mesmo. Eu mesmo entrei com outro pensamento, não queria o curso que entrei, mas mudei de ideia ao longo dos dois anos e ajudou bastante a escolher o curso. Antes queria Ciência da Computação e fui para Matemática Aplicada", conta Abnadabe Lacerda. 

foto mostra quatro alunos do profis, todos rapazes, posando para foto. eles vestem becas e capelos
Da esquerda para direita: Abnadabe Lacerda, João Vitor de Oliveira, Davi Augusto e Felipe José Nascimento

O amigo, João Vitor de Oliveira, também descobriu a preferência por outra área ao longo do curso: "O ProFIS foi uma boa experiência porque antes de ingressar na universidade eu tinha uma outra visão, e ele mostra bastante como funciona o mundo acadêmico, principalmente pela iniciação científica, como funcionam as pesquisas, como tudo funciona, toda a dinâmica. Eu queria ir para História, para as humanas, mas acabei indo para Engenharia Agrícola, totalmente diferente. Você conhece tantas opções que acaba explorando outras áreas e você vai tendo outras perspectivas", relata.

Entre os alunos, o clima de alegria e comemoração dominava os corredores e auditórios do Centro de Convenções. Para quem ainda vai continuar na universidade por pelo menos mais quatro anos, o ambiente universitário já se tornou familiar. Ana Beatriz Santos é uma das formandas que compartilham dessa tranquilidade. Selecionada para o curso de Enfermagem, ela estava feliz por poder seguir a área que sempre desejou. "Estou mais tranquila em ir para a graduação do que quando entrei para o ProFIS, porque eu entrei assustada, não conhecia o que era a vida universitária. Agora estou muito mais tranquila, já estou acostumada", comenta. 

foto mostra ana beatriz santos, vestindo beca e capelo, e maria aparecida simões, com blusa florida. Elas estão sentadas na plateia do auditório
Ana Beatriz Santos, selecionada para o curso de Enfermagem, e a mãe Maria Aparecida Simões

Maria Aparecida Simões, mãe de Ana Beatriz, já está preparada para as próximas alegrias que a filha, agora universitária, trará à família. "Daqui quatro anos, estaremos aqui de novo! (risos)", celebra com orgulho.

foto mostra alunos formandos na plateia
foto mostra alunos formandos fazendo o juramento
foto mostra aluna recebendo certificado de mariana nery
foto mostra aluno levantando da plateia para receber o certificado
foto mostra aluno passando em frente a um telão onde se lê: lincoln pereira - ciências econômicas
foto mostra aluna passando em frente a um telão onde se lê: luana rampas magalhães - medicina
foto mostra aluno recebendo certificado do paraninfo
foto mostra formandos sentados na plateia
foto mostra Francisco de Assis Gomes Neto, paraninfo da turma, discursando
foto mostra Mariana Nery, coordenadora do profis, discursando
foto mostra Teresa Atvars, coordenadora geral da unicamp, discursando
Imagem de capa
foto mostra aluna recebendo o certificado da professora mariana nery. as duas estão felizes e sorridentes

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”