Projeto Smart Campus recebe inscrições de propostas

Autoria

Estudantes, pesquisadores, empresas e demais interessados podem apresentar propostas para o projeto Smart Campus, através do edital de chamada pública promovido pela Prefeitura Universitária da Unicamp que seleciona projetos de pesquisa ou de produtos para o desenvolvimento de iniciativas piloto que se utilizem dos recursos de Internet das Coisas (IoT) para a solução de questões relacionadas aos serviços prestados pela Prefeitura Universitária.

As propostas devem contemplar soluções para os seguintes temas:
- alimentação nos restaurantes universitários;
- manutenção urbana e predial;
- pontos comerciais;
- monitoramento animal;
- limpeza urbana;
- coleta diferenciada;
- implantação e manutenção de áreas verdes;
- sistemas de saneamento e energia;
- transporte fretado.

A ideia é que as soluções propostas utilizem as tecnologias de IoT, bem como machine learning, deep learning, big data, entre outras, além de estarem relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As propostas podem ser nas modalidades de projeto de pesquisa ou de desenvolvimento em colaboração.

As inscrições selecionadas poderão desenvolver aplicações e novas tecnologias nos espaços da Unicamp, além de contarem com a possibilidade de uso do laboratório de IoT da Prefeitura e também da colaboração das equipes da universidade. O edital esclarece que os projetos propostos não implicam em liberação de recursos por parte da Unicamp.

Por se tratar de um edital de fluxo contínuo, os interessados podem inscrever propostas em qualquer época do ano. A avaliação e seleção de novos projetos é realizada nos meses de abril, julho e outubro. Não há um número determinado de projetos a serem aprovados. O link com os formulários para inscrições de pessoas físicas e jurídicas e o edital completo podem ser conferidos no site do Smart Campus.

Inovações para universidade mais dinâmica

A Internet das Coisas é um recurso tecnológico que torna possível a conexão de objetos cotidianos à internet, fazendo com que eles atuem de forma mais autônoma e inteligente, facilitando as decisões das pessoas e tornando diferentes tipos de serviços mais eficientes. Na Unicamp, a implementação de soluções de IoT tem o objetivo de tornar o dia a dia do campus mais simples e produtivo, agilizando processos e favorecendo os trabalhos prestados pela universidade.

Atualmente, já foi implantado no campus o projeto que monitora a localização dos ônibus circulares internos em tempo real. Outros cinco projetos estão em desenvolvimento: monitoramento do funcionamento de lâmpadas e consumo de energia do sistema de iluminação pública do campus, medição do nível de pilhas e baterias descartadas, monitoramento e cálculo de vagas desocupadas em estacionamentos, do fluxo de passageiros nos circulares internos de pessoas nas filas dos restaurantes universitários.