Morre o professor Ulf Friedrich Schuchardt, um dos pioneiros do Instituto de Química

O professor Ulf estruturou a tecnologia que resultaria no biodiesel na década de 1980
O professor Ulf Schuchuardt estruturou a tecnologia que resultaria no biodiesel na década de 1980 

Um dos pioneiros do Instituto de Química, o professor Ulf Friedrich Schuchardt, faleceu na madrugada desta quarta-feira (12). O docente era de nacionalidade alemã e estava aposentado desde 2003. Permaneceu até 2017 como professor colaborador do Departamento de Química Inorgânica do instituto que ajudou a organizar. O velório acontece hoje até às 21 horas no Cemitério da Saudade, em Campinas. 

O professor Ulf chegou à Unicamp em 1976 logo após concluir pós-doutorado no Max Planck Institut für Kohlenforschung, em Mülheim, na Alemanha. A graduação em Química foi pela Universidade de Marburg na der Lahn, em 1969 e doutorado em Química de Coordenação de Compostos Boro-Enxofre, em Luwig-Maximilians Universität, no ano de 1973. Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Sua experiência se concentrava em Química Inorgânica e Química Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: oxidação de cicloexano, catalise, epoxidação, aproveitamento de bagaço de cana e óleos vegetais. Na década de 1980, quando ainda não se falava em biodiesel, o professor Ulf estruturou a tecnologia que resultaria no combustível.