Unicamp lança campanha com relatos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela universidade

Autoria
Fotos
Edição de imagem

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lança nesta terça-feira (11) uma campanha para reforçar seu caráter de instituição que pertence à sociedade e que beneficia, direta ou indiretamente, todos os brasileiros. A iniciativa inclui a divulgação de depoimentos inspiradores de pessoas cujas vidas foram, de algum modo, transformadas pela universidade.

A campanha, batizada de "Nossa Unicamp", foi concebida de forma voluntária pela Agência Sabiá, uma das 815 empresas-filhas da universidade. Apresenta, em um primeiro momento, vídeos com relatos de oito personagens (ex-alunos, professor e paciente), além de depoimentos enviados por escrito que estão disponíveis no site nossa.unicamp.br. Há também espaço aberto para qualquer pessoa deixar seu relato, contando sua experiência com a universidade. É possível compartilhar relatos e divulgar a campanha nas redes sociais com a hashtag “#nossaunicamp”.

“A campanha é uma forma de compartilhar histórias de impacto geradas a partir do contato com a Universidade, um impacto positivo que se estende por todo o país”, afirma o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Os primeiros oito depoimentos corroboram a afirmação do reitor. O grupo é composto por Cristiano Amon, presidente global da Qualcomm; André Penha, cofundador e diretor de tecnologia do QuintoAndar; Hercules Gomes, compositor e pianista premiado; Kizzy Antualpa, ex-atleta de ginástica rítmica e professora universitária; Renata Tonon, pesquisadora da Embrapa; Leandro Karnal, historiador e professor da Unicamp; César Gon, cofundador e CEO da CI&T; e Mariangela Maraccini, paciente do Hospital de Clínicas da Universidade.

#

Pesquisas apontam avaliações positivas da Unicamp

A ideia de dar voz a essas e a outras pessoas que já mantiveram ou ainda mantêm algum tipo de vínculo com a Unicamp surgiu em decorrência dos resultados positivos de duas pesquisas de opinião encomendadas pela própria Universidade.

Na pesquisa de campo, conduzida em novembro de 2019 pelo Instituto Axxus – outra empresa-filha da Unicamp – foram ouvidas 1,1 mil pessoas na faixa dos 25 aos 61 anos de idade nas cidades de Campinas, Paulínia, Jaguariúna, Valinhos, Hortolândia, Sumaré e Indaiatuba, todas elas no interior de São Paulo.

A maioria dos respondentes, 98%, avaliou como “ótima” (81%) e “boa” (17%) a qualidade do ensino. As pesquisas realizadas pela Universidade também foram bem avaliadas e 93% classificaram os trabalhos científicos como “muito importantes e relevantes” e “ótimos”.

A pesquisa também mostra que 91% dos respondentes consideram o trabalho desenvolvido pela área de saúde como “muito importante”. Quando questionados sobre a imagem da Unicamp, 93% apontaram a instituição como “ótima” (72%) e “boa” (21%).  

Na segunda pesquisa, 2,2 mil ex-alunos responderam um questionário online, enviado por e-mail entre os dias 6 de novembro de 2019 e 16 de janeiro de 2020. Deste total, 94% afirmaram que recomendariam a Unicamp a algum amigo ou familiar. A avaliação baseou-se na “qualidade do ensino” da Universidade, citada por 88% dos respondentes; no “valor de suas pesquisas” (60%); na "imagem da marca” Unicamp (41%); nos eventos socioculturais que ocorrem na instituição (28%); e nos serviços prestados pela área da saúde (19%).

"Os números confirmaram que o trabalho realizado pela Unicamp é reconhecido pela sociedade", afirmou o reitor. "Muito do que é feito e produzido na Universidade tem resultado direto no dia a dia da população, e esse é um dos propósitos centrais da Unicamp, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, acrescentou.

O projeto foi desenvolvido de forma voluntária pelas empresas-filhas da Unicamp: Agência Sabiá, Instituto Axxus e Sofist Intelligent Software Testing, além da Villea Marketing e Agência de Inovação Inova Unicamp. Tem ainda como apoio de mídia Band e Campinas.com.br.

Lançamento da campanha "Nossa Unicamp" na sala do Conselho Universitário
Lançamento da campanha "Nossa Unicamp" na sala do Conselho Universitário
Lançamento da campanha "Nossa Unicamp" na sala do Conselho Universitário
Lançamento da campanha "Nossa Unicamp" na sala do Conselho Universitário
Lançamento da campanha "Nossa Unicamp" na sala do Conselho Universitário
Lançamento da campanha "Nossa Unicamp" na sala do Conselho Universitário
Imagem de capa
Audiodescrição: em área externa, imagem de corpo inteiro e frontal, cerca de 15 pessoas caminham em trecho com piso intertravado, seguindo do fundo da imagem para a frente. Todos são jovens e vestem roupas como camiseta de mangas curtas, bermuda e calça jeans, e alguns usam mochilas nas costas. À esquerda e à direita do calçamento, há várias altas colunas de ferro alinhadas e pintadas de vermelho. Há um efeito na cor magenta sobreposto à imagem, ocupando metade da foto e o texto #nossaunicamp. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”