Unicamp inicia discussão interna sobre implantação do Ponto Eletrônico

A Reitoria dará início nesta semana (03 a 06 de fevereiro) à discussão da proposta para implantação do Ponto Eletrônico (PE) na Universidade. O trabalho de comunicação, iniciado em dezembro do ano passado junto aos órgãos da Administração Central, recomeça agora com três apresentações: Adunicamp; Diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa; e Sindicato dos Trabalhadores (STU). A partir dessas apresentações um calendário de eventos relacionados ao PE será divulgado junto à Comunidade.

O texto com a proposta básica para implantação do PE foi apresentada ao Conselho Universitário em agosto de 2019. Segundo o Grupo de Trabalho (GT) encarregado de elaborar o documento, o objetivo agora é comunicar a ideia e preparar a sua implementação por meio de apresentações e esclarecimentos à comunidade acadêmica. Além do amplo debate com todos os seguimentos, o GT propõe a instalação de pilotos em locais a serem definidos, para testar o novo sistema antes de levá-lo para toda a Universidade.

GT estudou vários casos de adoção do PE em universidades federais e também na Universidade de São Paulo (USP). Segundo a proposta elaborada pela Unicamp, a implementação do PE permitirá, entre outros fatores, a modernização do gerenciamento de pessoas e maior segurança jurídica, tanto para a instituição quanto aos profissionais.

A proposta apresentada adotou como premissas a mínima interferência nas regras atuais de anotação de jornada, bem como a observância ao marco legal existente no país sobre anotação de jornada e adoção de PE. Ainda, foram consideradas a complexidade de situações e especificidades das áreas da Unicamp, a implementação de sistema o mais flexível possível e o aprimoramento do sistema atual de gestão de pessoas, processos e de planejamento do quadro. Por fim, pretende-se institucionalizar o Banco de Horas na Unicamp.

A Educorp e a DGRH estão encarregadas de implementar um programa de apoio às Unidades e Órgãos da Universidade. Segundo o GT, um plano de treinamento e suporte será apresentado em breve. Também será elaborado um manual para implementação e uso do PE, associado aos sistemas informatizados já existentes para Recursos Humanos na Universidade.

Veja resumo da proposta

Veja documento completo da proposta

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”