Vestibular Unicamp encerra 2ª fase com menor índice de abstenção em oito anos

Segundo dia da segunda fase do Vestibular 2020. Ciclo Básico 2 em Campinas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerrou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2020, com a prova de Matemática, as questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da prova específica relacionada ao curso escolhido. No total, 12.106 candidatos fizeram o exame e o índice de abstenção, de 10,9%, foi o menor desde o Vestibular 2012. No ano passado, a abstenção registrada no segundo dia da segunda fase foi de 13,6%. Este ano, dos 13.589 aprovados para a segunda fase, 1.483 estudantes não compareceram. Em Campinas a abstenção fechou em 9% e em São Paulo 11%. A cidade com menor índice de ausentes este ano foi Jundiaí, com apenas 7,8%.

De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, uma das explicações para o baixo índice de ausentes pode ser a redução da segunda fase do Vestibular Unicamp de três para dois dias. “Era um dos nossos objetivos fazer uma prova que não se alongasse por vários dias, considerando que muitos candidatos trabalham ou têm outras atividades ao longo da semana, porém o principal aspecto que a abstenção baixa demonstra é que os candidatos se identificaram com a nova proposta de prova”, avaliou José Alves.

No segundo dia, as provas apresentaram temas bastante atuais e possibilitaram que os candidatos se identificassem em diversas situações, como a questão que pedia que voltassem em um túnel do tempo para aconselhar lideranças políticas sobre o tema do petróleo e do lixo. “Esse é um tipo de questão que estimula o raciocínio e a produção do conhecimento que é aplicado na vida dos estudantes e na sociedade em geral”, afirmou José Alves.

Veja as provas
Banco de imagens: Primeiro dia da Segunda Fase   Segundo dia da Segunda fase

Fenômenos sociais como o negacionismo no campo da História estiveram presentes na prova e, de acordo com o diretor da Comvest, demonstram a preocupação da Unicamp em relação aos valores que a Universidade defende como a valorização da ciência para a existência de uma sociedade democrática. “Uma questão interessante foi pedir que os candidatos analisassem o paradoxo que é viver em uma sociedade marcada pela informação e, ao mesmo tempo, ter na internet espaço para teorias que negam o Holocausto, por exemplo”, pontuou.

Nesse sentido, de acordo com José Alves, a Unicamp sinaliza que a simples circulação de informação não se traduz em conhecimento. “Por isso, devemos estar mais atentos ao que lemos e incorporamos ao nosso repertório”, concluiu.

As provas estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e as respostas esperadas serão divulgadas na internet, a partir da quinta-feira (16/1). A primeira chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, para matrícula eletrônica no dia 11 de fevereiro. Estão previstas até 10 chamadas.

Alteração de dados
Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 14 de janeiro.

Provas de Habilidades Específicas
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2020.

Este ano, 66.833 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.570 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Calendário Vestibular Unicamp 2020

Lista de aprovados na 1ª fase

9/12/2019

2ª fase

12 e 13/1/2020

Provas de Habilidades Específicas

20 a 24/1/2020

Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial)

10/2/2020

Matrícula não presencial

11/2/2020

2ª chamada

13/2/2020

Matrícula não presencial da 2ª chamada

14/2/2020

Período para cancelamento de matrícula

17 a 19/2/2020

3ª chamada

18/2/2020

Matrícula não presencial da 3ª chamada

19/2/2020

4ª chamada

21/2/2020

Matrícula PRESENCIAL DA 4ª CHAMADA*

2/3/2020

* A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet. Importante: a vaga só estará garantida após a matrícula presencial, a ser realizada no dia 2/3/2020, das 9 às 12 horas.

Segundo dia da segunda fase do Vestibular 2020. Ciclo Básico 2 em Campinas

Candidatas a uma vaga na Unicamp no Ciclo Básico 2, em Campinas