Inscrições em workshop de Machine Learning aplicado à Ciência de Materiais terminam nesta sexta

Autoria

O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) promove, de 10 a 14 de fevereiro, o “IV CINE-CMSC Workshop: Machine Learning Techniques Applied to Computational Material Science with Hands-on”. O evento é uma realização do grupo QTNano (Quantum Theory of Nanomaterials), vinculado ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenado por Juarez Lopes Ferreira da Silva, docente do IQSC e pesquisador principal da Divisão 4 do CINE, de Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC).

O Workshop, que acontece no IQSC, recebe inscrições até esta sexta-feira, 10 de janeiro. Nos dois primeiros dias, palestras, sessões orais e de pôsteres apresentarão ao público presente o CINE, suas divisões e as pesquisas que vêm sendo realizadas, especialmente na Divisão 4. Nos dias seguintes, acontecem as sessões de hands-on, minicursos com turmas para iniciantes e usuários de Python no nível intermediário sobre técnicas de Machine Learning (aprendizado de máquina) aplicadas à Ciência Computacional de Materiais. O público-alvo é formado por pesquisadores da iniciação científica ao pós-doutorado.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail qtnano@iqsc.usp.br. A taxa para pesquisadores sem vínculo com o CINE é de R$ 300 (para integrantes do Centro, o valor é de R$ 100), e as instruções para pagamento serão encaminhadas por e-mail. Haverá entrega de certificados para participantes presenciais (o Workshop terá transmissão pelo YouTube). Todas as informações devem ser acompanhadas na página do QTNano no Facebook.

CINE

O CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com a Shell. Lançado em maio de 2018, tem o seu hub de coordenação sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) também lideram divisões do Centro, em colaboração com seis outras instituições nacionais e 14 de outros países. Além da CMSC, o Centro conta com três outras divisões: Portadores Densos de Energia (DEC), Armazenamento Avançado de Energia (AES) e Metano a Produtos (M2P). Juntas, as quatro divisões conduzem mais de 20 projetos de pesquisa. Mais informações em cine.org.br.