Segunda fase do vestibular começa domingo (12)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) começa a aplicar as provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2020 no próximo domingo, 12 de janeiro. Esse será o primeiro ano em que a Comvest aplicará a segunda fase do vestibular em novo formato, com apenas dois dias. Com o novo modelo, os candidatos farão as provas das disciplinas relacionadas com a área do curso escolhido na inscrição. No entanto, são obrigatórias a todos os estudantes as provas de Língua Portuguesa, Matemática e algumas questões interdisciplinares - incluindo a disciplina de Inglês, que volta a estar presente na segunda fase. A Redação está mantida na segunda etapa, com duas propostas, mas passa a exigir a produção de apenas um texto, invés de dois.

As provas serão realizadas em 22 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A prova terá início às 13 horas, mas a orientação é para que os candidatos cheguem com antecedência. Estão aprovados para a segunda fase 13.589 candidatos.

Horários

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova será até as 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho.

A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas divulgados, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade conforme indicado na tabela abaixo:

CIDADES

Escolhida para a 1ª fase

Realização da prova da 2ª fase

Araçatuba

Presidente Prudente

Botucatu

Bauru

Bragança Paulista

Campinas

Franca

Ribeirão Preto

Lorena

São José dos Campos

Indaiatuba

Campinas

Marília

Bauru

Mogi das Cruzes

Guarulhos

Santa Bárbara D’Oeste

Piracicaba

Santo André

São Bernardo do Campo

São João da Boa Vista

Mogi Guaçu

Sumaré

Campinas

Valinhos

Campinas

Como ficou a segunda fase

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. No primeiro dia, estão as provas comuns a todos os candidatos:

– Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma proposta);
– Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

No segundo dia, há uma parte com provas comuns a todos os candidatos: Matemática com seis questões; prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões e prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões, além de outra parte específica relacionada à área do curso escolhido:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

O que levar para a prova

Na segunda fase, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. Não será mais necessário levar uma foto, pois a Comvest passará a adotar em todos os locais de prova a tecnologia de reconhecimento facial. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.

Próximas datas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2020. A primeira chamada será divulgada dia 10 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 11 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2020.

Este ano, 66.833 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.570 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Calendário Vestibular Unicamp 2020

Lista de aprovados na 1ª fase

9/12/2019

2ª fase

12 e 13/1/2020

Provas de Habilidades Específicas

20 a 24/1/2020

Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial)

10/2/2020

Matrícula não presencial

11/2/2020

2ª chamada

13/2/2020

Matrícula não presencial da 2ª chamada

14/2/2020

Período para cancelamento de matrícula

17 a 19/2/2020

3ª chamada

18/2/2020

Matrícula não presencial da 3ª chamada

19/2/2020

4ª chamada

21/2/2020

Matrícula PRESENCIAL DA 4ª CHAMADA*

2/3/2020

* A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet. Importante: a vaga só estará garantida após a matrícula presencial, a ser realizada no dia 2/3/2020, das 9 às 12 horas.

Imagem de capa

Audiodescrição: Vestibular Unicamp, candidatos sentados em sala de aula realizando prova do vestibular. Tecle enter para acessar.
Segunda fase do vestibular começa domingo (12)